Ação combate quadrilha suspeita de roubar 20 caminhões por mês no RS

G1

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul  deflagrou na manhã desta quarta-feira (30) uma operação contra a quadrilha apontada como responsável pelo roubo de cerca de 20 caminhões por mês no estado. Ao menos 13 pessoas foram presas no começo da manhã.

São cumpridos 20 mandados de prisão temporária e 23 de busca e apreensão em oito cidades da Região Metropolitana de Porto Alegre, Vale do Sinos, Serra, Litoral Norte também em Santa Catarina.

Além do roubo de caminhões, que eram encomendados por receptadores, a quadrilha, que já teve os integrantes permanentes identificados, também tinha um braço responsável pelo roubo de veículos. Entre os nomes conhecidos estão os líderes, receptadores, e os responsáveis pelos roubos.

Os caminhões eram roubados e furtados em locais usados para o descanso e a alimentação dos caminhoneiros, como postos de gasolina e restaurantes na beira de estradas, mas também aconteciam na Zona Norte de Porto Alegre.

Após o roubo, os veículos eram levados então para cidades como Canoas e Tramandaí, em “bretes” para despistar a polícia, e depois eram encaminhados para os responsáveis pela encomenda em cidades de Santa Catarina.

As investigações foram inciadas em maio de 2015, quando três pessoas foram presas em flagrante tentando roubar um caminhão na cidade de São Lourenço do Sul.

Ao todo, 120 policiais participam da Operação Truck nas cidades de Porto Alegre Canoas, Viamão, na Região Metropolitana, São Leopoldo e Novo Hamburgo, no Vale dos Sinos, Tramandaí, no Litoral Norte, Caxias do Sul, na Serra, e em Araranguá, em solo catarinense.