BNDES atende pleito da UNICAM para concessão de refinanciamentos do Procaminhoneiro e PSI

Em 27 de setembro de 2016 a UNICAM foi recebida pela presidente do BNDES, Dra. Maria Silvia Bastos, com finalidade de pleitear linha de crédito para estabelecimentos que queiram se adequar e serem reconhecidos pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil como Ponto de parada e Descanso – PPD, determinado pela Lei nº 13.103/15 e assim cumprir com segurança o tempo de direção. E similarmente solicitar extensão do período de refinanciamento das operações contratadas no âmbito do BNDES Procaminhoneiro e do Subprograma Bens de Capital de Sustentação do Investimento – BNDES PSI.

Presidente Maria Silvia, do BNDES com China, da UNICAM (Fotos: Divulgação)
Presidente Maria Silvia, do BNDES com China, da UNICAM (Fotos: Divulgação)

De imediato a presidente disponibilizou o financiamento aos estabelecimentos de ponto de parada e descanso pelo BNDES Automático link), e quanto ao prazo dos refinanciamentos ficou para análise junto ao Conselho Monetário – CMN no Banco Central na época.

Logo na primeira semana de janeiro a UNICAM enviou Ofício UNICAM nº 013/17 ao BNDES no sentido de pedir informações sobre o desenvolvimento das articulações para o requisito do prazo de refinanciamento. E em resposta, o BNDES em 14 de março nos envia resposta por meio de Carta DIR nº 08/2017, onde as circulares SUP/AOI nº 02/2017  de 23 de janeiro, atende pleito apresentado pela entidade de prorrogação dos Refinanciamentos do Procaminhoneiro que entrou em vigor em 08 de fevereiro, ressaltando que não há mais data estabelecida para termino de sua vigência e disponibilizando do mesmo modo BNDES CDD que financia a composição de dívidas referente a operações contratadas no BNDES PSI através da Circular SPU/AOI nº 03/2017 de 24 de janeiro de 2017.

Desta forma a UNICAM prova mais uma vez que está trabalhando continuamente para amenizar e sanar as questões que afligem o caminhoneiro autônomo. “Esta é mais uma vitória para nossa categoria! ” – comemora China.