Caminhões em escala industrial

O Liberal

Como em qualquer fábrica de caminhões, as dimensões impressionam. O local é uma área de mais de 50 mil metros quadrados, com 16 mil m2 de área construída. Uma pista de teste para caminhões fora de estrada, ainda em construção, integra o complexo, em um terreno anexo de 70 mil m2.

No prédio principal, com pé direito de mais de 20 metros de altura, pontes rolantes, com capacidade para cinco toneladas de carga, movimentam motores e cabines. O setor de peças tem 1.350 m2 e as cabines de pintura, laboratórios de tintas e centro de treinamentos também contam com amplos espaços. Tudo como em qualquer fábrica de caminhões. Mas não é uma fábrica.

Trata-se da Brasdiesel de Caxias do Sul, a maior concessionária Scania do mundo. Acaba de ser inaugurada à margem da rodovia RS-453, conhecida como Rota do Sol, na serra gaúcha. “Dos anos 1990 para cá, os maiores caminhões cresceram de 18 metros para 30 metros. Nossa antiga concessionária na cidade ficou pequena”, justifica Itamar Fernando Zanette, diretor da Brasdiesel, primeira representante da marca sueca no país. Há 60 anos, a empresa atende um total de 356 cidades no Norte do Rio Grande do Sul – além de Caxias do Sul, tem lojas em Garibaldi, Lajeado, Ijuí, Vacaria e Passo Fundo.

 

Continue lendo: http://liberal.com.br/mais/motors/caminhoes-em-escala-industrial-480592/ – Sede por notícias? Assine O Liberal. Também estamos no Facebook, siga: /Grupoliberal

Maior concessionária Scania no mundo está no Brasil (Foto: Divulgação)
Maior concessionária Scania no mundo está no Brasil (Foto: Divulgação)