Caminhões também podem ser confortáveis

Diário de Pernambuco

Grandalhões, confortáveis e seguros. Esses adjetivos podem ser facilmente utilizados para os caminhões mais modernos. Isso porque as montadoras estão investindo cada vez mais em viagens com proteção aliada à tecnologias de ponta. Não é difícil encontrar veículos equipados com conduções semiautônomas ou equipamentos que alertam o motorista sonolento, entre outras alternativas.

Aquela realidade das boleias dos caminhões com o mínimo de tecnologia, conforto e, em alguns casos, até a ausência do cinto de segurança ficou, definitivamente, no passado. Hoje, é possível encontrar grandões que tenham à sua disposição tecnologias encontradas em carros de passeio e até mais.

A Mercedes-Benz é um exemplo de montadora que investe na segurança e no conforto do condutor. O novo Actros dispõe, dentre outras coisas, de sistema de aviso de mudança de faixa, frenagem automática e controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, além de freios ABS específicos para esse tipo de veículo, assistente de partida em rampa e transmissão automática ou automatizada. Há quem diga que a fabricante aposta mais na tecnologia para os caminhões do que para os próprios automóveis, será?

Na palma da mão

Volvo já testa sistemas semi-autônomos nos seus caminhões. Foto: Volvo / Divulgação -
Volvo já testa sistemas semi-autônomos nos seus caminhões. Foto: Volvo / Divulgação

O novo FH da Volvo Truck também não dispensa as facilidades encontradas em carros de passeio. O grandalhão conta com controle de cruzeiro adaptativo, um aplicativo que permite visualizar dados do painel de instrumentos e verificar o status do alarme e das portas do caminhão através do celular. Sem falar na comodidade da cabine, onde o condutor pode escolher a intensidade da luz a seu gosto.

Scania aposta no acompanhamento dos motoristas para aumentar a segurança. Foto: Scania / Divulgação -
Scania aposta no acompanhamento dos motoristas para aumentar a segurança. Foto: Scania / Divulgação

Existem também montadoras que investem no pós-venda e na comodidade das revisões. A Scania conta com o Driver Services, sistema que orienta o cliente por meio de um conjunto de ações focadas no condutor e dispõe de treinamento e coaching personalizado que acompanha o motorista durante seus trajetos.

Mas não são só tecnologias encontradas nos caminhões que facilitam a vida dos motoristas. A Ford apresentou, em outubro do ano passado, o Boné Alerta. O adereço é capaz de despertar os motoristas sonolentos através da interpretação de movimentos de cabeça. Por meio de sensores, o boné avisa quando é o melhor momento para fazer uma parada para descanso. Isso pode melhorar tanto a segurança do condutor quanto de outros motoristas e pedestres, evitando acidentes.