Caminhoneiros denunciam trabalho escravo em frigorífico de VG

Midia News

Três caminhoneiros do frigorífico Minerva Foods foram resgatados pela Polícia Militar após denunciarem condições análagos a trabalho escravo, na tarde de segunda-feira (6), em Várzea Grande.

 

De acordo com o boletim de ocorrência, os trabalhadores estavam proibidos de sair das dependências da empresa já há alguns dias, o que caracteriza cárcere privado e trabalho em regime análodo à escravidão.

 

No relato, um dos caminhoneiros contou que não havia banheiros adequados na empresae nem alojamentos para eles se acomodarem.

 

Por isso, tinham que dormir dentro dos caminhões, e as necessidades fisiológicas eram feitas ao redor dos veículos.

 

No B.O., a informação é de que, ao ser questionado pelos policiais militares, o chefe de segurança da empresa – que não teve o nome revelado – se limitou a dizer que estava “apenas cumprindo ordens”, ao não deixar os caminhoneiros saírem.

A empresa deve responder por constrangimento ilegal, condições de trabalho à condição análoga a escravo, sequestro e cárcere privado.

A Minerva Foods é considerada a terceira maior indústria de carne bovina do Brasil, ficando atrás da JBS Friboi e da Marfrig Global Foods.

Outro lado

A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa da Minerva Foods, mas, até a edição desta matéria, a empresa não se posicionou sobre o fato.