“Dentro de segundos, já estava no barranco”, diz motorista de um dos caminhões tombados pelo vento no RS

Gaucha ZH – O caminhoneiro autônomo Lorivan Sabedot, 41 anos, trafegava pela RS-463, no trecho de Coxilha, em direção ao município de Camargo, quando teve sua viagem interrompida por uma forte rajada de vento na madrugada desta terça-feira (12). O caminhão guiado por ele, um Ford Cargo 2429 ano 2013, é um dos três que tombaram na rodovia com a força do que os especialistas acreditam ter sido um dos tornados que passaram pelo norte do Rio Grande do Sul nas últimas horas. O evento, segundo o motorista, aconteceu por volta da 1h.

— Tinha pouco vento até então. A partir dali foi só uma rajada que deu. Ele (veículo) já ergueu o lado direito e não teve o que fazer. Dentro de segundos, já estava no barranco — relembrou.

O motorista disse que não sofreu lesão no acidente. Um outro homem que estava com ele na cabine sofreu ferimentos leves após pancada na cabeça. O ferido foi encaminhado ao hospital, medicado e liberado, segundo o caminhoneiro. Sabedot afirmou que estava treinando o rapaz, que começaria a trabalhar como seu motorista a partir de segunda-feira (18).

O condutor disse que trabalha há cinco anos como caminhoneiro e nunca tinha passado por uma situação como a registrada na madrugada de terça-feira. No momento em que sentiu o movimento em seu veículo, Sabedot disse que só deu uma “cutucadinha” no freio.

— Foi muito rápido. Nem dá tempo de pensar. Quando vê, já está no barranco. O meu escorou no barranco. (O estrago) não foi tanto.

O caminhoneiro estava com o veículo vazio, em deslocamento para retirar carga em uma granja no município de Camargo e depois transporta-la até Tapejara. A intenção dele e dos outros transportadores seria de chegar ao local na madrugada, descansar um pouco e sair em viagem logo em seguida.

Um dos veículos tombados pela força do vento chegou a ser arrastado cerca de 40 metros para dentro de uma lavoura. Segundo o prefeito de Coxilha, Ildo Orth (PP), o local onde ocorreu o incidente parecia um “cenário de guerra”.