MINEIRO CRIA STARTUP QUE MELHORA O TRANSPORTE DE CARGAS

murilo

Murilo Amaral, 34 anos, viajou para os Estados Unidos em 2014 em busca de uma educação de negócios e novos desafios para sua carreira. Iniciou um MBA na área de empreendedorismo no Babson College, em Boston, onde conheceu o venezuelano Alfredo Keri.

Juntando sua experiência de oito anos à frente de uma empresa de embalagens com os conhecimentos de logística de Keri e outros colegas de classe, o empresário percebeu uma oportunidade de negócio. “Ao estudar vários tipos de setores, a gente descobriu que a área de transporte de cargas tinha muitas falhas. Inspirados nesse movimento de economia de compartilhada, decidimos criar uma solução para o setor”, diz o brasileiro.

Surgiu assim, em 2015, a Cargo42: a startup que oferece a empresas serviços de transporte local de cargas a baixo custo, graças a uma plataforma online e um aplicativo que identificam caminhões com espaço vago. Um serviço que ajuda a diminuir o número de caminhões nas ruas, colaborando para a redução do trânsito e da poluição.

“É só entrar em nosso sistema, colocar alguns dados sobre a carga e os endereços do remetente e destinatário. O sistema gera uma cotação e depois que o contratante aceita, o serviço vai parar nas transportadoras”, explica Amaral.

A partir desse momento, o contratante consegue acompanhar todo o transporte de sua carga com rastreamento online em tempo real. Além disso, todos os documentos relacionados ao transporte são disponibilizado em nuvem, facilitando o gerenciamento de dados e livrando caminhoneiros e empresas da papelada.

De acordo com a Cargo42, o envio compartilhado chega a ser até 30% mais econômico que o tradicional. A empresa, focada em transporte de curta distância, fica com uma comissão entre 10% e 15% de cada serviço, que custa em média US$ 250 (cerca de R$ 815).

Por uma questão estratégica, a plataforma hoje concentra suas atividades na Flórida. “Foi o melhor mercado para começar a operação, pois o estado é um hub mundial de logística. O aeroporto de lá é um dos mais movimentados do muno em volume de carga”, afirma Amaral.

A ideia inovadora rendeu a startup e ao empresário as chaves da cidade de Miami e do condado de Miami-Dade, em uma homenagem feita pela associação de desenvolvimento Beacon Council. “O recebimento da chave veio coroar um ano excepcional para a Cargo42. É uma grande honra termos sido escolhidos entre tantas companhias inovadoras e prestigiadas”, diz o mineiro.

O objetivo agora é expandir a área de atuação da startup nos Estados Unidos, o que deve começar após a primeira rodada de investimentos da empresa.

Atualmente, 1500 usuários estão cadastrados na plataforma da Cargo42. (PEGN)