Ministério nega pedido de concurso para quadros da ANTT

O pedido de concurso público da Agência Nacional de Transportes Terrestres (Concurso ANTT 2018/2019) foi negado pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), informou a assessoria de imprensa do órgão. A solicitação foi havia sido feita para 720 vagas, sendo 52 para técnico administrativo (nível médio), 307 para técnico em regulação (nível médio), 45 para analista administrativo (nível superior) e 316 para especialista em regulação (nível superior).

De acordo com a Agência, um novo pedido de concurso será feito para 731 vagas. As oportunidades serão destinadas as funções de Técnico Administrativo (150 vagas), Técnico em Regulação (314 vagas), Analista Administrativo (46 vagas) e Especialista em Regulação (317 vagas). De acordo com a Associação dos Servidores da ANTT (ASEANTT), o número de oportunidades que deverão ser oferecidas não supre a real necessidade de servidores. “As vagas apenas completam o quadro previsto na criação da agência, com lei de 2001. A realidade mudou muito desde então. É grande a rotatividade de funcionários, o que agrava ainda mais essa realidade deficitária”.

O concurso ANTT é considerado urgente, já que, por lei, a Agência deverá ter 1.705 servidores. No entanto, o órgão tem apenas 731 profissionais, mesmo número do pedido solicitado. O quantitativo de cargos corresponde a mais de 50% de déficit, ou seja, a maior parte do quadro pessoal está vago.