Projeto de Mobilidade rápida chega ao Brasil

205320_HyperloopTT_system_front_view.jpg.430x360_q60_box-217,0,903,574_crop_detailJá pensou fazer uma viagem que duraria cinco horas e meia de carro em apenas 20 minutos? E enviar uma carga para o outro lado do país em questão de minutos sem utilizar trens, caminhões ou aviões? A mais nova tecnologia no quesito transporte está perto de ser instalada em Minas Gerais, ou melhor, na Grande BH. O Hyperloop Transportation Technologies, sistema que transporta pessoas e bens em alta velocidade de maneira segura, inaugurou o Centro Global de Inovação Logística em Contagem nesta sexta-feira (6) em um evento exclusivo para convidados, autoridades, estudantes e amantes da tecnologia.

O Centro é o primeiro no mundo focado em desenvolver o transporte rápido de cargas no Brasil, em uma tentativa de melhorar um setor ferroviário que está defasado no país, mas a empresa não descarta a implementação da mobilidade urbana no futuro. A inauguração contou com a presença do co-fundador e presidente da HyperloopTT, Bibop Gresta, da astronauta da NASA e embaixadora da HyperloopTT, Dra. Yvonne Cagle.

Em reunião nessa quinta-feira (5), no Palácio da Liberdade, o governador do Estado, Fernando Pimentel, assinou um despacho que prioriza um investimento de R$ 13 milhões para apoiar o Centro de Inovação. “Fiquei surpreso por encontrar em Minas Gerais todos os requisitos necessários para o nosso projeto. Esse é o começo da construção dele e precisamos da ajuda de vocês, com empresários e talentos locais. É uma oportunidade para as pessoas participarem de um programa que vai transformar o transporte no mundo”, salientou Gresta.

O que é Hyperloop?

Hyperloop é um sistema que movimenta pessoas e bens a velocidades sem precedentes de maneira segura, eficiente e sustentável. É uma tecnologia disruptiva que traz o quinto modo de transporte a realidade, juntando-se aos modais clássicos: rodoviário, ferroviário, aeroviário e hidroviário. As cápsulas de passageiros e de cargas flutuam através de uma rede de tubos de baixa pressão entre as cidades.

A tecnologia de levitação magnética passiva proprietária e um motor de indução linear, combinado com o ambiente do tubo em que o ar é drasticamente reduzido, permite que as cápsulas se movam em alta velocidade com fricção quase zero.   (Portal Sou BH)