Acaba greve de caminhoneiros no Paraguai e fornecimento de gasolina começa a normalizar

Após três dias de negociações entre o governo paraguaio e transportadores, chegou ao fim na quarta-feira (7) a paralisação de caminhoneiros no país. Com isso, o transporte da produção agrícola voltou a circular pelas rodovias do país, com destino ao mercado internacional.

A negociação chegou ao fim após o governo reajustar em 10% o valor do frete, principal reivindicação da classe. Os motoristas autônomos também pediam a revogação da liberação da circulação de caminhões bitrens estrangeiros pelas rodoviais paraguaias. Os caminhoneiros justificam que esse tipo de transporte tira o trabalho dos autônomos.

A greve afetou o abastecimento em diversos setores do país. Em Cidade do Leste, na fronteira com Foz do Iguaçu (BR), postos de combustíveis começaram a racionar gasolina devido a falta do produto que ficou preso nos pontos de bloqueio nas estradas.

O secretário do Sindicato de Transporte de Cargas, Diego Bogarín, acusa os caminhoneiros de encabeçar a negociação sem a permissão do Sindicato, que esperava a anulação total do projeto sobre os bitrens e não que fosse postergado.

Rádio Cultura Foz