COCAMAR: Saúde na Estrada atendeu mais de 300 caminhoneiros

Com o apoio da concessionária de rodovias Viapar, Polícia Rodoviária Estadual e Secretaria Municipal de Saúde, o Posto Cocamar de Maringá recebeu, no último sábado (18/11), a Caravana do Programa Saúde na Estrada, da Ipiranga. Utilizando tendas e infláveis, a ação mobilizou 30 pessoas, a maioria formada por profissionais de saúde e estudantes de cursos de enfermagem, e ofereceu diversos serviços na área da saúde e prevenção, como exames.

Números – “O principal objetivo do programa é atender ao público caminhoneiro”, explicou Jerônimo Santos, diretor de varejo da Ipiranga. Em seu 10º ano, a realização percorre o país e já atendeu mais de 400 mil caminhoneiros, segundo ele. Só em 2017, o Saúde na Estrada deve passar por 18 Estados e 78 cidades, beneficiando 30 mil motoristas.

Oportunidade – Há dez anos o caminhoneiro Gustavo Souza Luiz, de Maringá, viaja pelo Brasil transportando óleo vegetal. Na manhã do último sábado (18/11), de passagem pelo Posto, na saída para Campo Mourão, o motorista de 35 anos disse ter ficado curioso ao observar uma movimentação no local. Era o Programa Saúde da Estrada, uma iniciativa da rede de postos Ipiranga, voltada aos profissionais do volante. A exemplo de centenas de outros colegas, ele foi convidado a submeter-se a exames gratuitos para avaliação da saúde, que começaram pela pressão arterial, índice de glicemia, acuidade visual e foram concluídos com um diagnóstico sobre composição corporal e obesidade. “A gente que está na estrada quase nunca tem tempo para cuidar da saúde”, afirmou.

Índices – Um dos voluntários comentou que de 18% a 20% dos motoristas só ficam sabendo em ocasiões como estas que estão com a pressão alterada. Da mesma forma, de 6% a 7% deles desconhecem que os seus índices de glicose estão fora de controle. Depois de fazer os exames, o motorista recebe uma avaliação detalhada com as orientações sobre o que fazer para colocar a saúde em dia.

OK – O condutor Ricardo Pacheco, de 38 anos, na estrada desde 2002, contou que os seus resultados “deram tudo ok”. E conclui: “Felizmente estou bem, mas assim mesmo os exames foram válidos, porque me ajudam a monitorar a saúde.”

Importante – Ricardo Castelani de Oliveira, gerente do Posto Cocamar, disse que o programa é de grande importância para os motoristas e a ideia é incrementar as próximas edições. “Para muitos deles, só em eventos assim é que conseguem identificar ou prevenir um problema.”

Consolidado – Para Cléverton Ruffo, gerente comercial de Postos e TRR da Cocamar, a inclusão do Posto Cocamar de Maringá no calendário de eventos da Companhia demonstra a consolidação do posto como um dos maiores do estado, além do fortalecimento da parceria entre Cocamar. (Imprensa Cocamar)