Colheita de soja inicia no Paraná

Colheita de soja inicia e estima produção de 19,7 milhões de toneladas do grão no estado. Atualmente, Paraná tem 125 mil produtores de soja.

Colheita de soja inicia do grão no Paraná. Segundo a Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento (Seab), 19,7 milhões de toneladas de soja devem ser colhidas no estado neste ano.

Conforme dados do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), atualmente o Paraná tem 125 mil produtores de soja.

Além de impulsionar a economia do estado com a venda do grão, a soja também movimenta a história e o emprego dos paranaenses.

É o caso do seo Arvino Vanzuita, de 58 anos. Morador de Cafelândia, na região oeste, Arvino teve que deixar a vida como caminhoneiro há 10 anos por conta de uma doença que o impede de viajar.

Após se desfazer do caminhão, Arvino começou a trabalhar com ferro velho.

No entanto, o motorista relembra os tempos de estrada durante a colheita da soja, onde trabalha com o carregamento do grão em uma propriedade rural.

“Eu tô no paraíso, adoro mexer com lavoura. Pode estar chovendo, a gente se molha, mas é muito gratificante. A gente fica feliz porque sabe que tem alguém que valoriza o trabalho que a gente faz”, conta.
Conheça mais sobre a história do seo Arvino no vídeo acima.

Pesquisa

A soja também é destaque no ramo da ciência. Em Londrina, no norte do Paraná, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária mantém um Banco Ativo de Germoplasma (BAG), com uma coleção de material genético.

O banco de sementes foi criado na década de 1970 para pesquisas de melhoramento genético. O local armazena os grãos em baixas temperaturas, mantendo as sementes aptas para o plantio pelo prazo de até 15 anos.

O BAG é o banco com a maior variedade de sementes de soja do mundo. Ao todo, são 65 mil espécies diferentes.

O chefe geral da Embrapa Soja, José Renato Bouças Farias, diz que os pesquisadores conseguem produzir tipos diferentes de grão com o material armazenado.

Fonte: G1