Imprudência é principal causa de acidentes nas estradas de SC

G1

Durante os quatro dias de folga do recesso de final de ano, quase 150 se feriram em acidentes nas estadas federais de Santa Catarina.

Ultrapassagens perigosas somadas a velocidade acima do permitido e maus hábitos fazem do trânsito catarinense um dos que mais matam no país, como mostrou a reportagem da RBS TV (veja vídeo acima).

Em um vídeo compartilhado nas redes sociais, um motorista do Oeste catarinense flagrou uma ultrapassagem perigosa envolvendo quatro caminhões.

“Imagine uma carreta destas a 80km/h vindo contra teu carro ou contra a tua moto. Normalmente é um acidente fatal”, explicou Luiz Graziano, chefe de comunicação da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Flagrantes
Durante o feriadão de Réveillon, as câmeras da RBS TV flagraram vários motoristas trafegando pelo acostamento, para fugir das filas. “Pode causar um acidente gravíssimo, disse Graziano.

Outro motorista ultrapassou pela direita, em cima da ciclofaixa. Isso na SC-401, em Florianópolis, mesma rodovia em que um ciclista morreu atropelado no dia 27 de dezembro.

Olhar o telefone no veículo pode ser perigoso. “Não pode falar no celular, não pode digitar mensagem, mesmo que o carro esteja parado no semáforo”, esclareceu Graziano.

As câmeras da RBS TV também flagraram vários motoristas sem cinto de segurança. “Quando você sai para ultrapassar e colide frontalmente com uma carreta, provavelmente acabou a tua chance. A gente não precisa disso. A gente sabe o que é o certo e o que é o errado. Vamos fazer o certo”, finalizou.