Obras na BR-163/PA: Sistema Pare e Siga será alterado na próxima segunda-feira

A partir da próxima segunda-feira (02/12), visando mais segurança aos motoristas que trafegam na BR-163/PA entre Novo Progresso e Moraes Almeida, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT vai alterar o horário de bloqueio de veículos em cada sentido da pista. A liberação do fluxo de caminhões rumo ao Porto de Miritituba ocorrerá diariamente de 06 h às 18 h. A liberação na direção Sul, rumo a Sinop, será realizada de 18 h às 6 h.

Desde setembro, em função das chuvas na região, a BR-163/PA vem operando no sistema Pare e Siga, por meio do qual é liberado um sentido da pista de cada vez. A medida é necessária à execução das obras de pavimentação. Assim, quando é liberado o tráfego no sentido Norte, rumo ao Porto de Miritituba, os caminhões que trafegam no sentido Sul, rumo a Sinop, ficam parados. Posteriormente, os caminhões rumo ao Norte ficam parados, enquanto trafegam os que se dirigem a Sinop.

Com mais um dia de sol, DNIT conclui pavimentação da BR-163/PA até Miritituba

Em pronunciamento realizado nesta terça-feira (26), em Brasília, o diretor-geral do DNIT, General Antônio Santos Filho, informou que com mais um dia de sol, a pavimentação do trecho da BR-163/PA até o Porto de Miritituba será concluída. Acrescentou ainda que também foi realizada a manutenção de 1.300 quilômetros da rodovia. “Quem percorria o trecho de Sinop/MT a Santarém/PA constatava a situação. Agora, deixamos a rodovia plenamente em condições de uso; foi quase uma recuperação total da pista”, comentou.

O diretor-geral do DNIT lembrou que, em fevereiro de 2019, a BR-163 registrava quilômetros de caminhões parados e muita lama. Neste cenário, a Autarquia recebeu a missão de concluir, ainda este ano, a pavimentação dos 51 quilômetros que faltavam até o Porto de Miritituba, trecho previsto para ser finalizado até 2020-2021. “E hoje, o que falta para concluir os 51 quilômetros? Somente um dia de sol, para que seja possível terminar os serviços”, comentou.