Prefeitura quer restringir a circulação de caminhões em Palmas

G1

A Prefeitura de Palmas quer restringir o tráfego de veículos pesados em algumas vias da capital. A gestão está elaborando um decreto para determinar as normas de circulação dos veículos de carga e os empresários têm até segunda-feira (29) para sugerir alternativas de rotas e horários.

De acordo com a prefeitura, a proposta inicial restringe o tráfego de caminhões em locais que podem entrar em conflito com o trânsito local, danificar as vias, asfaltos e equipamentos urbanos.

A intensão é evitar que estes veículos circulem em horários de pico, como o começo da manhã, horário de almoço e fim de tarde. A expectativa é de que o documento seja publicado na próxima semana.

Para a formulação do decreto, a Prefeitura de Palmas informou que está conversando com entidades classistas para que as decisões sejam tomadas em conjunto.

Na terça-feira (23), o órgão realizou uma reunião com representantes de entidades comerciais e imprensa.

“Pegamos as sugestões dos setores para organizar o texto desse decreto e já estamos trabalhando nisso há quatro meses. Estamos fazendo exatamente o que os setores envolvidos entendem como sendo o certo e daremos mais esse prazo para algum reajuste, antes de publicar o decreto”, disse o prefeito de Palmas, Carlos Amastha (PSB).

Segundo a prefeitura, depois que o decreto for publicado, a gestão realizará uma campanha educativa durante 30 dias junto à classe comercial. O objetivo é colaborar com a adequação do setor às novas regras.