Rodovias mineiras terão 393 novos radares até o fim deste ano

De fato Online

Após quase dois anos inoperantes, os radares nas estradas estaduais de Minas Gerais voltam a operar até o fim deste ano. O processo licitatório para definir a empresa que vai administrar o sistema já foi concluído no fim de junho e a vencedora, Consórcio MGTrans, tem 90 dias para providenciar a instalação dos equipamentos. O contrato prevê a implantação de 393 novos radares do tipo fixo e outros 13 estáticos, que podem ser transportados.

Novidade

Além da habitual fiscalização da velocidade, os aparelhos podem registrar também o volume de tráfego das vias, cuja informação será usada para controle e manutenção das estradas. Parte dos radares oferecerá ainda, dados com base na leitura da placa, para apoio à área de segurança pública. Com o detalhamento da situação do veículo será possível atuar pontualmente na identificação de veículos furtados, roubados e irregulares.

Histórico

A operação dos radares fixos nas rodovias estaduais está paralisada desde novembro de 2014 devido ao término do contrato. No mês de outubro do mesmo ano foi aberta uma licitação para a escolha de uma nova empresa, mas certamente acabou naufragando. O processo de licitação foi suspenso duas vezes pelo Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCE) por suspeita de irregularidades.

Desde então, o controle de velocidade nas rodovias sob responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) vem sendo realizado por radares do tipo estático e operados pela Polícia Militar Rodoviária Estadual (PMRV).

Na avaliação de especialistas, a instalação de novos equipamentos é uma medida necessária para reduzir a incidência de acidentes nas rodovias. “Os radares são garantia da operação da via nas condições em que ela foi projetada e que ela tem possibilidade de oferecer conforto e segurança. Ausência de radar significa ausência de segurança”, ressalta o engenheiro e consultor em trânsito Silvestre Andrade.

Segundo o DER, “os novos radares implicarão em uma total cobertura do Estado, abrangendo as 40 Coordenadorias Regionais do órgão”. O contrato com o Consórcio MGTrans, que vai operar os equipamentos, tem a duração inicial de 30 meses, prorrogáveis por igual período.

MGC-120, estrada que liga Itabira ou Nova Era

Na MGC-120, próximo à entrada para a localidade rural dos Pedros, os radares foram destruídos e o equipamento interno arrancado, demonstrando desrespeito às leis de transito.

Um morador nas proximidades contou a reportagem que esses danificados foram por caminhoneiros que pararam debaixo do poste e acionou marcha ré os destruindo, a região registra um alto índice de acidente, a maior parte destes ligados a alta velocidade em que os veículos estão trafegando na região.Descrição: https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif