UNICAM participa da Comissão do Marco Regulatório do TRC

No último dia 16 de junho aconteceu mais uma reunião da Comissão do Marco Regulatório do Transporte de Cargas, com a participação de 16 Deputados Federais: Nelson Marquezelli, Christiane Yared, Enio Verri, Gonzaga Patriota, Jerônimo Goergen, Mauro Pereira, Professor Victorio Galli, Silvio Torres, Toninho Wadscheer, Valdir Colatto, Vanderlei Macris, Cabo Sabino, Cajar Nardes, Celso Maldaner, Covatti Filho, Hugo Leal, José Fogaça.

Presente ao encontro o presidente da UNICAM, José Araújo Silva (o China), mantendo o compromisso da entidade na defesa dos transportadores autônomos de carga e acompanhando de perto o trabalho dos deputados.

China entre os deputados constituintes da comissão (Foto: Floriano Rios)
China entre os deputados constituintes da comissão (Foto: Floriano Rios)

Nelson Marquezelli como relator declarou que não foi elaborado relatório, mas sim colhido sugestões de setor que serão encaminhadas a nova comissão e assim extinguiu à comissão anterior.

Declarando aberto os trabalhos da nova comissão, constituída por 27 parlamentares membros titulares, iniciou-se a votação para presidente e vices.

Para Presidente Toninho Wandscheer (PROS/PR), 1º Vice Valdir Colatto (PMDB/SC), 2º Vice Vanderlei Macris (PMDB/SP) e 3º Vice Jerônimo Gorgen (PP/RS); A votação concluiu-se com 16 votos a favor da chapa.

Por fim o presidente da comissão decretou o início dos trabalhos informando prazos para emendas e requerimentos em até 5 sessões a partir de 20 de junho e marcando a primeira audiência para 6 de julho às 14h30 que terá como pauta a aprovação dos requerimentos.

No último debate promovido pela comissão, Marquezelli disse que o objetivo principal do marco regulatório será diminuir o “Custo Brasil” ligado ao setor de transportes no País, abrangendo temas como a má conservação das estradas brasileiras, a segurança nas rodovias e o alto valor dos pedágios. “Vamos fazer uma Constituição do transporte de cargas no Brasil”, disse o relator.