Armando Monteiro destaca vocação de Pernambuco para logística e transporte

Senador Armando defende vocação logística de Pernambuco (Foto:Waldemir Barreto/Agência Senado)
Senador Armando defende vocação logística de Pernambuco (Foto:Waldemir Barreto/Agência Senado)

O senador Armando Monteiro (PTB-PE) destacou a vocação que o Estado de Pernambuco tem para a logística e transporte. Segundo ele, isso se explica pela proximidade de Recife com as demais capitais nordestinas e pela localização privilegiada do litoral pernambucano em relação à África e à Europa.

De acordo com o senador, Pernambuco possui 20% dos estabelecimentos de logística e transporte no Nordeste, obtendo um crescimento na área acima do registrado na região e no país. Monteiro registrou que a formação de capital humano conta com 54 cursos de pós-graduação e mais de 150 cursos de graduação, entre tecnólogos e bacharelados.

O aeroporto de Recife também foi citado pelo senador como líder regional em transporte de passageiros. Outro destaque é o Porto de Suape, o maior do Nordeste e o quinto do Brasil. Para Armando Monteiro, a estrutura é um ativo estratégico de Pernambuco e é preciso agir de forma planejada para que o porto atenda à demanda potencial.

— Esse é um tema complexo que exigirá entendimento da situação, diálogo e liderança política, inclusive para recuperar a autonomia plena em termos de gestão dos contratos de arrendamento e das concessões — explicou o senador.

Agência Senado