Caminhões são flagrados com falha de segurança em porto no ES

G1

Uma grande fiscalização flagrou caminhões que transportam contêineres com problemas nas travas de segurança, na manhã desta terça-feira (4), no porto de Capuaba, em Vila Velha, na Grande Vitória. Dezesseis caminhões foram interditados.

A operação é realizada pelo Ministério do Trabalho e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em todos os portos do país.

Em Capuaba, os fiscais explicaram que as travas com os dispositivos de fixação são uma segurança e podem evitar o tombamento da carga numa manobra mais brusca. Os caminhões foram interditados e proibidos de circular até que regularizem a situação. A operação continua durante toda a semana.

“A gente verificou que a maioria não tem autorização do fabricante ou do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) na trava dos dispositivos de fixação, o que permitiria o tombamento no caso de uma manobra mais arriscada dos veículos. A partir do momento que ele descarregarem, estão proibidos de trafegar com contêiner” explicou o Auditor Fiscal do Ministério do Trabalho Rodrigo Carvalho.

Essas interdições foram passadas para a Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa) e PRF, para impedir que esses veículos realizem transporte fora das normas de segurança e evitar acidentes aos trabalhadores até que se adequem. “A gente está colaborando com a questão de segurança dentro do porto e evitar os acidentes nas vias públicas” alertou Klinger Moreira.

Segundo Klinger a ação é preventiva e corretiva, para que os caminhões se regularizem e as empresas que fomentam violação da lei entendam a necessidade de estar dentro das normas de segurança e diminua o risco para o trabalhador portuário.