Caminhoneiros largam carga de manganês ilegal avaliada em mais de R$ 1 milhão

Reportagem de André Boges, do Estadão

Cerca de 800 toneladas de manganês foram apreendidas

Caminhões que seguiam pela BR-155, em Marabá, no Pará, foram abandonados na madrugada do domingo (15). Eles estavam carregados com centenas de toneladas de manganês extraído ilegalmente da região. Para escapar da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que realizou uma operação na região, os motoristas fugiram às pressas para o mato, segundo reportagem do Estadão.

A tentativa de escoamento de manganês na região ocorre dois dias após ser revelado que a mineradora Vale, dona de direitos minerários em oito grandes áreas de Marabá, tenta vender esses títulos a outras empresas. A Vale não fez extração de manganês, mas teve suas áreas invadidas nos últimos anos pelo crime organizado. Nenhuma medida efetiva foi tomada.

Durante a operação que aconteceu neste domingo pela PRF, os policiais deram ordem de parada a um primeiro caminhão, mas o motorista avançou sobre o bloqueio e foi parado logo em seguida pelos agentes.

Os policiais conseguiram prender quatro motoristas que não conseguiram fugir. “Aqueles que conseguimos averiguar até agora, portavam notas fiscais frias. Outras ainda serão verificados”, disse o delegado Gerado Almeida ao Estadão. Os homens e seus caminhões foram levados até a base policial. Dez caminhões seguem abandonados na beira da estrada.

Segundo a reportagem, o delegado informou que os casos foram encaminhados para a Polícia Federal, para abertura de inquérito criminal e investigações.