Caminhoneiros não estão ligando muito para o caminhão da Tesla

Parece que os absurdos números do caminhão da Tesla não saltaram aos olhos dos seus principais possíveis compradores: os caminhoneiros. Pelo menos na Inglaterra. Em pesquisa realizada pela Road Haulage Association (RHA), associação de transportes por meio de veículos pesados, condutores britânicos afirmaram que a boa performance do “Teslão” não os fará saírem correndo para comprar um.

Em entrevista à Autocar, o porta-voz da RHA, Rod McKenzie, disse que a autonomia de 800 km com carga máxima do caminhão da Tesla é inferior ao rendimento de veículo a diesel. Além disso, é muito mais rápido abastecer o pesado com este combustível. O Semi Truck leva 30 minutos para ser recarregado. “Temos que ver se, na prática, isso será concretizado. Quaisquer atrasos geram custos operacionais”, afirmou McKenzie.

Ou seja, o impressionante 0 a 100 km/h em apenas cinco segundos não surpreendeu os caminhoneiros britânicos. “Não estamos interessados em performance. Até porque, os caminhões têm sua velocidade limitada a 90 km/h”, comentou Rod McKenzie. Além disso, o porta-voz garantiu que será extremamente difícil fazer com que os caminhoneiros troquem a já comprovada “confiabilidade do diesel” por um “projeto que ainda não passou por testes significativos e que vem de uma companhia que está perdendo dinheiro”.

Na apresentação do veículo, Elon Musk, chefão da companhia, não se mostrou preocupado. Além de ter destacado performance e autonomia, chamou atenção para alguns recursos de segurança de seu produto. O caminhão da Tesla conta com pacote de tecnologia autônoma, o Autopilot, instalado de série; sistema de frenagem autônoma de emergência; sistema autônomo de manutenção de faixa e aviso de colisão frontal.

A novidade conta ainda com uma cabine com duas telas sensíveis ao toque na qual o assento do motorista fica no centro, com dois bancos para passageiros atrás, em organização triangular. Musk não anunciou os preços do Semi, que deve entrar em produção 2019. As pré-vendas para o pesado e para o esportivo já estão abertas no site da Tesla.