Caminhoneiros recebem orientações na Rod. Castello Branco sobre revisão preventiva e emissão de poluentes

A ação “Caminhão 100%”, promovida pela CCR ViaOeste em parceria com o GMA – Grupo de Manutenção Automotiva, começou ontem e segue hoje, dia 22, na sede do Estrada para a Saúde, localizado no km 57 da Castello, sentido Capital.

A CCR ViaOeste, em parceria com o GMA – Grupo de Manutenção Automotiva, realiza nova edição do “Caminhão 100%” hoje na sede do Estrada para a Saúde, localizado no km 57 da Rodovia Castello Branco, sentido Capital. Técnicos especializados verificarão gratuitamente itens mecânicos e de segurança dos caminhões, independente da marca. As ações educativas são aprovadas pela ARTESP (Agência de Transportes de São Paulo).

Em apoio à Operação Inverno, da CETESB, os motoristas também serão conscientizados sobre a importância de manter os veículos regulados para diminuir a emissão de poluentes na atmosfera, que se dissipam com mais dificuldade durante o inverno.

“Ao manter a manutenção preventiva de seu veículo em dia, o motorista aumenta a sua própria segurança e dos outros motoristas. Além disso, contribui para a melhoria da qualidade do ar que todos respiram”, destaca Luís Sarmento, coordenador do Programa Estrada para a Saúde na CCR ViaOeste.

O objetivo do “Caminhão 100%” é conscientizar os motoristas de caminhões sobre a importância da manutenção preventiva para a segurança no trânsito. Para mais informações e dicas de manutenção, acesse o site www.carro100.com.br.

Estrada para a Saúde

Os motoristas que pararem para fazer a revisão dos caminhões também poderão cuidar da saúde. O Programa “Estrada para a Saúde”, da CCR ViaOeste, oferece a oportunidade do caminhoneiro cuidar do seu bem estar físico e mental gratuitamente. Ele poderá realizar: exames de glicemia, colesterol e pressão arterial; acuidade visual; cálculo de IMC; consultas especializadas com enfermeiros; tratamentos odontológicos preventivos; além de usufruir de serviços como corte de cabelo e massagem bioenergética. Os serviços são oferecidos diariamente em um moderno Centro de Atendimento, instalado na Área de Descanso do Caminhoneiro no km 57 da Castello, sentido Capital.

Operação Inverno

A “Operação Inverno” foi instituída pela CETESB em 1976. Ocorre durante o inverno, período em que as condições climáticas tornam-se desfavoráveis à dispersão dos poluentes, visando proteger a saúde da população contra os agravos causados por episódios agudos de poluição do ar. Atualmente, as ações desenvolvidas na Operação Inverno, são focadas, principalmente, na fiscalização da emissão de fumaça preta em veículos movidos a diesel. Dentre as ações de campanhas de conscientização, destacam-se as inspeções de veículos com opacímetros e orientações aos motoristas para a correta manutenção de seus veículos com consequente economia de combustível, redução da emissão de poluentes e melhoria da qualidade do ar. Também é intensificada a fiscalização de fumaça preta e organizados comandos de fiscalização em todo o Estado de São Paulo. Nestes comandos, os veículos são avaliados com a “Escala de Ringelmann” e os irregulares são autuados.

Há ainda a possibilidade da participação do cidadão denunciando os veículos que estejam emitindo fumaça em excesso através do 0800 11 35 60 e nos sites da CETESB e da SMA.

Serviço

O que: Caminhão 100% e Operação Inverno

Quando: Começou ontem e segue nesta Quinta (22) – das 10h às 17h.

Onde: Sede do Estrada para a Saúde – Rodovia Castello Branco, km 57 – sentido Capital