Corrupção em rodovias do Paraná atravessou três governos, diz MPF

O esquema que levou à prisão Pepe Richa , irmão do ex-governador do Paraná e candidato ao Senado Beto Richa , e outras 18 pessoas, envolve pagamento de propinas pelas concessionárias de rodovias do estado durante 19 anos. Acorrupção atravessou as gestões de Jaime Lerner , PFL, (1999–2003), Roberto Requião , PMDB, (2003 a 2010) e Richa. PSDB, (2011 a abril de 2018). Em troca de vantagens ilícitas, as concessionárias foram beneficiadas com aumentos nas tarifas de pedágio e com a supressão de obras de duplicação de estradas que deixaram de ser feitas.

O procurador Diogo Castor de Mattos, da Lava-Jato de Curitiba, disse que corrupção no Paraná passou por três mandatos Foto: Geraldo Bubniak / Agência O Globo

– Essa investigação é apartidária. O esquema vem desde 1999 e passou por três governos, três coligações diferentes, e alcança as áreas técnicas e políticas – disse o procurador da República Diogo Castor de Mattos.

Segundo Mattos, um dos delatores do esquema afirmou ter se reunido com Richa em “meados de 2014” para discutir o pagamento de propina. O tucano, que já havia sido preso há 15 dias, não foi alvo de pedido de prisão na operação desta quarta-feira.

– (O delator) afirma ter se reunido com governador no palácio para tratar desse tema (propina), reclamações que o operador do DER não estaria repassando a parte devida.

Mais em O Globo