Curvas perigosas. Sete estradas mundiais de tirar o fôlego

Da Índia ao Colorado, da França à Bolívia: estas são imagens e vídeos de algumas das estradas mais perigosas – e bonitas – do mundo. Para motoristas de sangue frio (Do site Brasil247)

 

 

 

Por: Equipe Oásis

 

 

1 O Zozilá.  Também conhecido como Zojila ou Zoji La, é um dos mais importantes passos de montanha da Índia. Situado a uma altitude de 3.528 metros sobre o nível do mar, essa passagem se situa no versante ocidental da cordilheira do Himalaia, entre Srinagar (capital do Kashmir, e Leh, capital do Ladakh). A estrada tem cerca de 9 quilômetros e oferece a ligação rodoviária mais importante entre essas duas províncias indianas. Mas apenas nos meses quentes, pois no inverno o passo permanece fechado por causa da neve. Na primavera, todos os anos, dois meses são necessários para abrir a passagem, retirando dela detritos, árvores e enormes pedras que deslizaram das montanhas. E, quando finalmente a estrada torna-se acessível, o motorista precisa dividi-la com os rebanhos de animais que migram em busca de novos pastos. Os animais têm sempre prioridade…

 

 

2 A Carretera de los Yungas. Até pouco tempo era considerada a estrada mais perigosa do mundo: uma pista estreita de pedregulhos e lixo que percorre um trecho de 69 quilômetros entre La Paz e Coroico, na região de Yungas da Bolívia. Partindo da Amazônia boliviana, essa estrada sobe até uma altura de 4.650 metros, deixando para trás florestas densas, curvas perigosas e vários cânions. Esses fatores explicam por que nela é permitido aos motoristas guiar à esquerda, em de vez de à direita como no resto do país: desse modo o motorista tem uma visão bem melhor da borda da estrada. No passado, quando ela era muito utilizada, chegou a fazer entre 200 e 300 vítimas todos os anos.

 

 

3 O Túnel Guoliang. É a estrada com túnel mais famosa da China. Os moradores da aldeia que lhe deu o nome trabalharam durante cinco anos para construí-la. Mas valeu a pena, pois desde então os turistas enchem as pousadas de Guoliang. É uma estrada difícil, porém acessível. Ela tem apenas 1,2 quilômetros, com duas galerias de 5 metros de altura e 4 metros de largura. Oferece uma das paisagens mais sugestivas da China.

Vídeo: Passagem do Guonliang em alta velocidade.

 

 

4 A Tianmen Shan Big Gate.  Encontra-se no interior do parque nacional das Montanhas Tianmen, em Zhangjiajie, na China. A estrada, que leva até o alto da montanha, tem 11 quilômetros e é composta de 99 curvas sem barreiras de proteção! Ao final, 999 degraus (conhecidos na China como “a escada que chega ao céu”) levam o visitante ao topo, onde se encontra um arco natural. O lugar é sagrado para as religiões da China, pois acredita-se que ele é na verdade um portal que possibilita a comunicação entre os deuses e os humanos. Panorama simplesmente fantástico!

Vídeo: Tianmen Shan Big Gate vista do alto

 

 

 

5 A Passagem do Gois. Trata-se de uma via natural que liga a ilhota de Noirmoutier à terra firme e se encontra na costa atlântica da França, no departamento da Vandée. Duas vezes ao dia o trecho, que tem 4 quilômetros de extensão, é invadido e recoberto pela maré. A estrada se transforma em um pântano escorregadio e perigoso. Mas é tão sugestiva que faz parte da lista dos monumentos nacionais franceses.

Vídeo: A Passagem do Gois vista do alto. 

 

 

6 Million Dollar Highway. Ela se encontra no Estado do Colorado, EUA, e foi construída no final da década de 1880. A estrada faz parte da Rota 550, e se estende por cerca 40 quilômetros. Não possui medidas padrão de segurança, como parapeitos e balizas. Por tais razões deve ser percorrida lentament4e e com cuidado: a meteorologia da região é muito instável e imprevisível, e a rota é percorrida por muitos grandes campers. Em compensação, sobretudo o trecho que vai de Durango a Ridgway oferece um panorama surpreendente do coração da América do Norte.

 

7 Fairy Meadows Road. Simplesmente espetacular, é uma pista de alta montanha com 16, 2 quilômetros de extensão, atravessando a região de Gilgit-Baltistão, no Paquistão. Toda em terra batida e completamente sem proteção. A certo ponto torna-se tão estreita que é necessário percorrer o último trecho a pé ou em bicicleta. Considerado um dos mais perigosos sendeiros do mundo, faz parte do sistema rodoviário do Karakoram (a mais alta estrada asfaltada do mundo) e leva até a aldeia de Tato a 3.300 metros de altitude.

 

Plank Road, 'Estrada no Céu', em Hua Shan, China

Plank Road, ‘Estrada no Céu’, em Hua Shan, China

 

 

Vídeo: Fairy Meadows, a dangerous road.