Dia do caminhoneiro: como a tecnologia está mudando a vida na estrada

Na era dos smartphones a comunicação e os negócios facilitados pelo uso da internet e da tecnologia não são mais novidade para ninguém. Para os motoristas de caminhão não seria diferente. Com o mundo na palma da mão, navegar nas estradas da web trouxe um novo significado para a categoria. De organização de classe – como no caso da paralisação em 2018 – à utilização de aplicativos para gerar novos negócios, a tecnologia mudou a vida do caminhoneiro moderno.

Uma pesquisa divulgada no começo do ano pela CNT (Confederação nacional dos Transportes) mostra que o número de caminhoneiro conectados aumentou 20% em três anos. Isso significa novas oportunidades de negócios.

E não é à toa. O levantamento traz um dado bem interessante: depois do acesso às redes sociais, a segunda maior finalidade do uso da internet pelos caminhoneiros é para fins comerciais. Essa resposta foi dada por 55% dos entrevistados. Sejam motoristas autônomos ou de transportadoras, há um grande interesse em fazer negócios com a ajuda da tecnologia.

Um exemplo disso é o caso do Fretefy, aplicativo que facilita ao caminhoneiro encontrar oferta de cargas. Em seis meses operando no mercado, já possui 150 mil caminhoneiros inscritos na plataforma.

“Sem dúvida cada vez mais as diferentes profissões estão se adaptando à tecnologia e abertas aos benefícios que elas trazem. Essa facilidade é traduzida em aumento da lucratividade e produtividade para o setor e para o país. O Fretefy, por exemplo, é um facilitador na busca por carga. Auxilia o caminhoneiro a encontrar uma carga próxima e adequada ao seu caminhão e ainda, ajuda a aumentar a possibilidade do frete retorno”, comenta Gilmar Pertile, CEO do Fretefy. O acesso ao app é gratuito e toda a negociação pode ser feita sem atravessadores.

Há 22 anos na estrada, Walter Wormes Junior conta que o uso de aplicativos que auxiliam o motorista a melhorar seus negócios aumentou 80% o número de cargas realizadas por ele. Ele conta ainda que usa o whatsApp para dar sequência na negociação e fechar o frete.

Márcio Frezarin conta que utiliza muito a plataforma Fretefy para fechar fretes com seu principal cliente no sul. “Hoje em dia, em Curitiba, eu faço todos os meus carregamentos com o Fretefy. Cada vez a plataforma está melhorando mais com pagamento, saldo, entrega de canhoto. Várias empresas estão se adequando ao aplicativo e atendo meu cliente Mili por ali”, conta o caminhoneiro que está há 17 anos trabalhando com fretes.

Segurança na estrada

Segurança e rastreamento também são benefícios que a tecnologia permite que o caminhoneiro tenha na palma da mão. A conectividade traz com ela a insegurança por ser pública. Já há no mercado seguradoras que não estão garantindo o seguro da carga quando anunciada abertamente na internet. Estar conectado à uma plataforma profissional e segura faz a diferença nesse critério.

“Hoje o mercado de cargas está bastante preocupado com cargas divulgadas em portais da web, porque têm quadrilhas especializadas em roubo e desvio de mercadorias que usam estas informações públicas, com fácil acesso. Nosso aplicativo é mais seguro porque exige que o caminhoneiro se cadastre, registre fotos de seus documentos e veja apenas as cargas aderentes ao seu equipamento cadastrado, sendo que as informações do proprietário da carga não são abertas e divulgadas”, explica o especialista.

No quesito rastreabilidade, principalmente para aqueles que terceirizam seu caminhão ou possuem mais de um veículo, a tecnologia possibilita o controle total pelo celular. “Hoje é possível monitorar o veículo desde a coleta até a entrega final da carga. Pelo Fretefy é também enviado alertas de ocorrências, tudo visando aumentar a confiabilidade entre motorista e cliente, garantindo a precisão na entrega do serviço”, finaliza Pertile.