Em 6 meses, ANTT apreende 77 ônibus de transporte clandestino em Goiás

De Janeiro a Junho deste ano foram presos 77 ônibus de transporte clandestino em Goias. Seis deles foram tirados de circulação em uma ação controlada na noite desta segunda-feira (9/7) equipes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e da Polícia Militar de Goiás (PM-GO).

A ANTT realiza operações constantes de combate ao transporte clandestino de passageiros. Com a chegada das férias escolares, as operações são intensificadas na região de Goiânia/GO.

onibus

O Coordenador de Fiscalização da ANTT, Jesiel Júnior, informa que essa fiscalização em Goiás tem uma justificativa, por estar localizada no centro do pais a cidade se torna uma ponte entre o Norte/Nordeste com Sudeste e Sul do país e o fluxo de veículos e pessoas é muito maior nesse período.

Durante essa operação, diversas irregularidades foram constatadas, desde documentos, autorização da ANTT para prestação do serviço, curso de condução do transporte coletivo de passageiros, ausência de seguro de responsabilidade civil e demais documentos de porte obrigatórios, também foram encontradas irregularidades na condição veicular, veículos sem cintos de segurança e/ou danificados, ausência de faixas refletivas de segurança, ausência extintor de incêndio e/ou vencido, saídas de emergência sem identificação e/ou instruções de uso.

De janeiro a junho de 2018, a ANTT no Estado de Goiás já apreendeu 77 veículos realizando o transporte clandestino de passageiros. Os veículos flagrados estão sujeitos ao que está previsto na Resolução Nº 4.287/14 da ANTT, que vai da apreensão por no mínimo três dias (72 horas), bem como ao pagamentos das despesas referente guincho, diárias de pátio, passagens para continuidade da viagem, alimentação e hospedagem, se assim for necessário, e multa de aproximadamente R$ 7.500.

O coordenador diz que as operações serão mantidas durante todo período de férias e informa também que o combate ao transporte clandestino conta com um aliado tecnológico para monitoramento dos veículos que realizam o transporte clandestino de passageiros, o CANAL VERDE BRASIL, onde leitores de OCR (placas) instalados nas rodovias do país identificam e monitoram a atividade dos veículos já flagrados realizando o transporte clandestino, através de uma “black list” operacionalizado e gerando mais eficácia nas ações da ANTT.

Aos usuários, fica o lembrete: a ANTT tem através do número 166 da sua Ouvidoria o canal para registro de denúncia, informações, dúvidas e sugestões, bem como pelo site www.antt.gov.br.

Fonte: Assessoria de Imprensa