Frete de retorno e tecnologia de transportes: o melhor dos dois mundos no seu planejamento logístico

4 minutos para ler

Na entrega de um produto, há uma variedade de custos embutidos que formam a sua precificação e ajudam a calcular os valores da operação. No entanto, entre todos esses fatores, tem um detalhe que toda empresa de transporte busca ou, pelo menos, gostaria de trabalhar melhor: o frete de retorno. Isso ocorre quando você consegue entregar o seu pedido e, na volta, ainda aproveita o mesmo veículo para retornar com outras mercadorias.

Esse cenário perfeito pode parecer um pouco difícil para a maioria, devido ao fato de depender de uma série de fatores. No entanto, graças aos avanços da tecnologia, é muito mais fácil e viável se organizar, aproveitando bem o que o frete de retorno tem a oferecer.

Pensando nisso, preparamos este post falando um pouco mais sobre o assunto para mostrar como é possível trabalhar melhor essa importante estratégia. Vamos conferir?

Por que se preocupar com o frete de retorno?
Custos operacionais
Certas demandas envolvem uma série de custos — especialmente as mais urgentes. Por exemplo: um cliente importante pede um volume pequeno de mercadorias, porém indispensáveis para ele. Não dá para esperar completar uma carga inteira nesse caso, concorda? Sendo assim, você terá que correr atrás de novos pedidos e, muitas vezes, arcar com os custos operacionais para garantir a entrega.

No entanto, o que parece um prejuízo a princípio, pode se tornar uma oportunidade. Caso consiga um frete de retorno na mesma viagem, será uma grande ajuda para cobrir os gastos ou, até mesmo, gerar lucro para a operação.

Gastos com veículo e motorista
Se você entrega mercadorias e retorna com o caminhão vazio, é bom começar a incluir os custos desse retorno no valor do produto. Entretanto, essa prática de incluir os valores da gasolina, do pedágio, da mão de obra e da manutenção do veículo não é bem vista — nem para a sua empresa e nem para o bolso do cliente.

Por isso, contar com o frete de retorno em seu planejamento logístico é tão importante. Essa solução possibilita dividir os gastos do caminhão e, consequentemente, permite preços mais competitivos aos seus produtos.

O mesmo vale para o motorista, afinal, estão inclusos os valores da mão de obra, o respeito às jornadas de trabalho, garantia de hospedagens e alimentação, etc. Tudo entra na mesma fatia de gastos!

Benefícios para o motorista
O frete de retorno não traz apenas vantagens a empresa. O motorista, por exemplo, também se beneficia com essa estratégia. Quantas vezes, o profissional precisa aguardar no destino, até que forme uma nova carga para retornar? Ficar longe da família e fora de casa acaba sendo uma rotina desgastante para a pessoa.

Portanto, possibilitar a agilidade nesse processo e reduzir o tempo de espera traz, sem dúvida alguma, muitos benefícios tanto para a empresa quanto para os profissionais envolvidos no transporte de cargas. Além disso, isso é fundamental para validar o reconhecimento, dedicação e desempenho das atividades que a empresa realiza.

E como conseguir o frete de retorno na empresa?
Como dissemos, essa estratégia demanda muito mais organização e planejamento do que qualquer outra coisa. Tudo é iniciado a partir de um trabalho mais detalhista de roteirização. É necessário estudar as rotas mais eficientes, assim como os horários, as datas, os volumes e a frequência de entregas.

Depois disso, é de extrema importância contar com uma gestão logística alinhada e eficiente, capaz de controlar os custos operacionais e otimizar toda a cadeira de suprimentos (supply chain).

Por fim, ter à disposição o que há de mais moderno e tecnológico no mercado — como aplicativos e sistemas integrados — é fundamental para pôr em prática o frete de retorno na empresa.

Atualmente, há plataformas inteligentes que conectam embarcadores e transportadores em todo o país, facilitando muito mais o aproveitamento das operações. Sendo assim, o frete de retorno deve ser considerado como uma estratégia fundamental para a empresa e não um problema a ser resolvido.

Nesse sentido, o Fretespot conta com uma plataforma focada em soluções inteligentes e práticas para que seus usuários possam planejar e organizar as demandas e necessidades de forma descomplicada e muito mais otimizada.

Se você busca realizar fretes de retorno, garantir mais eficiência às operações, reduzir custos e ainda gerar resultados financeiros melhores, cadastre-se em nossa plataforma e conheça as soluções perfeitas para a sua logística!