Greve de transportadoras de combustível deixa alguns postos sem gasolina no Rio

rio
Foto: O Globo

RIO – Falta combustível em postos do Rio de Janeiro. O protesto, deflagrado pelos sindicatos das transportadoras nesta sexta-feira, é contra a carga tributária dos impostos, como PIS/Cofins e ICMS, que incidem no preço da gasolina. Na Zona Norte da cidade, alguns postos já estão com os estoques zerados.

Segundo o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis, Lubrificantes e Lojas de Conveniência do Estado do Rio de Janeiro (SindEstado-RJ), Ricardo Lisboa, o problema reflete a greve dos caminhoneiros autônomos, iniciada na quinta-feira. Como os postos trabalham com baixos estoques, há temor de desabastecimento.

No Posto Linda, que fica na Avenida Marechal Rondon, por exemplo, já não há mais uma gota de combustível nas bombas. Em outro posto, o Imperial, em São Cristóvão, também na Zona Norte, consumidores só encontram álcool — mas quantidade no tanque só iria durar até às 14h, segundo um frentista.

LEIA MAIS: Carioca já paga em impostos mais da metade do preço da gasolina

De acordo com o SindestadoRJ, nenhum caminhão transportador de combustíveis sai das bases de abastecimento instaladas na região de Duque de Caxias (Baixada Fluminense) desde à noite de quinta-feira. O local responde pelo abastecimento da imensa maioria do território do Estado do Rio de Janeiro.

Ainda de acordo com a entidade, alguns caminhões chegaram a entrar em bases de distribuição, mas não conseguiram sair por causa dos grevistas.

— Fomos surpreendidos com a greve dos caminhoneiros autônomos. O problema é que eles estão fazendo piquetes nas bases das distribuidoras em Duque de Caxias, impedindo os caminhões das transportadoras de saírem. Por isso, meu medo é de desabastecimento neste fim de semana —afirmou Ricardo Lisboa.

Leia mais: https://oglobo.globo.com/economia/greve-de-transportadoras-de-combustivel-deixa-alguns-postos-sem-gasolina-no-rio-22166600#ixzz51328ALQd
stest