Ipem autua nove caminhões por irregularidades em Cubatão, SP

G1

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (IPEM-SP) realizou blitz em cronotacógrafos e veículos transportadores de produtos perigosos, nesta terça-feira (8), na Rodovia Imigrantes, em Cubatão (SP). Ao todo, 49 veículos foram verificados, sendo que nove foram autuados por irregularidades.

De acordo com informações do Ipem, os fiscais do instituto inspecionam cerca de 50 itens dos veículos que transportam produtos perigosos, os veículos-tanque, com objetivo de prevenir acidentes, proteger o cidadão, o patrimônio e o meio ambiente.

Dos 14 veículos verificados, seis veículos apresentaram irregularidades. Três tinham indícios de adulteração no certificado de verificação do IPEM, dois com ausência de lacres e um sem o revestimento antiderrapante e ponto de corrosão no tanque.

Em relação aos cronotacógrafos, popularmente conhecidos como “tacógrafos”, foram fiscalizados 35 veículos, sendo três autuados por não terem renovado o certificado de verificação. Além de registrar informações do percurso, como respeito aos limites de velocidade e distância percorrida, o tacógrafo também registra o tempo de condução e descanso do motorista. As multas, em casos de irregularidade no tacógrafo, pode variar de R$ 768 a R$ 5.000, dobrando na reincidência.

A partir da autuação os responsáveis pelos veículos têm o prazo de até 10 dias úteis para apresentar defesa junto ao IPEM-SP.