Melhores rodovias do país estão na região Sudeste

O Tempo

Os trechos rodoviários que mais vezes apareceram entre os dez melhores na Pesquisa de Rodovias, desde 2005, estão no Sudeste do Brasil. Nove são localizados inteiramente em São Paulo, e um liga o Estado paulista a Minas Gerais. Todas são rodovias concedidas, e, nelas, 99% dos trechos avaliados pelo estudo da Confederação Nacional do Transporte (CNT) foram considerados ótimos ou bons.

Três ligações viárias apareceram todos os anos no ranking das melhores, segundo a Pesquisa: a que liga a cidade de São Paulo a Uberaba, em Minas, formada pelas rodovias BR–050, SP–330/BR–050; a que vai de Itaí a Espírito Santo do Turvo, em São Paulo, que conta com as rodovias SP–255 e SP–280/374; e o trecho entre a capital paulista e Limeira, no mesmo estado, formado pelas rodovias SP–310/BR–364 e SP–348. Essa última foi a melhor colocada no levantamento de 2015.

Em seguida, vem o trecho de Bauru a Itirapina, que esteve nove vezes no ranking dos melhores.

As vias que ligam Limeira e São José do Rio Preto, São Paulo e Taubaté e Rio Claro e Itapetininga apareceram por sete anos entre as que têm as melhores condições para o tráfego.

Já as ligações que vão de Ribeirão Preto a Borborema, de Campinas a Jacareí e o trecho rodoviário que liga Araraquara, São Carlos, Franca e Itirapuã estiveram seis vezes entre os dez melhores do Brasil.

Outro lado. O estudo da CNT também apontou que dez ligações rodoviárias, a maioria localizada no Norte e no Nordeste do Brasil, apareceram cinco vezes ou mais entre os piores trechos do Brasil nos últimos dez anos.

A situação mais crítica é ad o trecho entre Belém do Pará e Guaraí, no Tocantins, que esteve oito vezes no ranking das piores ligações viárias, desde 2005. Ele é formado pelas seguintes rodovias: BR–222, PA–150, PA–151, PA–252, PA–287, PA–447, PA–475, PA–483 e TO–336.