Motoristas de São Paulo já podem ter CNH Digital

Denatran

Com quase 22 milhões de motoristas, São Paulo é o estado com o maior número de condutores e o mais recente a aderir à Carteira de Habilitação Digital. O Departamento de Trânsito de SP disponibiliza, desde o dia 22 de março, o documento eletrônico para os condutores do estado, em parceria com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e o Serpro, empresa de TI do governo federal que desenvolveu a solução.

Ao todo, mais de 4,6 milhões de motoristas de São Paulo, que já possuem o novo modelo da CNH em papel com QR Code no verso, podem solicitar ao Detran a habilitação eletrônica em seus celulares. Por enquanto, já foram emitidos mais de 600 documentos digitais no estado.

O prazo estabelecido para que todos os Detrans façam a adesão à CNH Digital é 1º de julho de 2018, de acordo com a Deliberação 167/2018 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

De acordo com o Detran/SP, as carteiras digitais, que são opcionais, não serão cobradas dos motoristas de São Paulo. “Temos procurado de forma permanente tornar mais simples os serviços. Essas são novidades que têm justamente esse objetivo: facilitar a vida das pessoas”, diz o diretor-presidente do órgão, Maxwell Vieira.

Como obter o documento

Para ter a CNH Digital, é preciso fazer o download do aplicativo disponível gratuitamente na Google Play e App Store. Os condutores que tem a carteira de habilitação impressa com QR Code e certificado digital (assinatura eletrônica) podem solicitar a CNH digital direto no portal de serviçosdo Denatran (https://portalservicos.denatran.serpro.gov.br).

Já os motoristas que possuem o documento com QR Code, mas não têm certificação digital, devem se dirigir aos postos do Detran, indicar e-mail e telefone, e depois fazer o procedimento de cadastro no site do Denatran. Quem ainda não possuir a carteira impressa com o QR Code poderá solicitar a segunda via do documento.

size_810_16_9_caminhoneiro-usando-app-para-encontrar-cargas

Carteira poderá ser acessada pelo smartphone

 Após o cadastro no site do Denatran e com os dados confirmados pelo Detran, será enviado por e-mail um código de ativação para o CNH Digital. Depois é só entrar no aplicativo, usar a senha de acesso do portal e digitar o código de ativação. O aplicativo vai pedir para criar uma senha mais simples, de quatro dígitos, que o usuário deverá digitar toda vez que for acessar a carteira. Mesmo off-line, ou seja, sem internet, será possível acessar a habilitação no smartphone.

Segurança

Uma das principais vantagens da CNH Digital é a praticidade e a segurança. O documento eletrônico tem o mesmo valor jurídico que a carteira impressa e possui itens de segurança que garantem sua autenticidade. É o primeiro documento eletrônico de identificação dos brasileiros.

 A diretora-presidente do Serpro, Glória Guimarães, destaca que as informações da habilitação, que podem ser facilmente consultadas no celular, são armazenadas em um QR Code, que é um código bidimensional presente, desde maio de 2017, nos novos modelos da carteira de motorista impressa. “O QR Code é um item de segurança que armazena os dados do motorista de forma criptografada ebastante segura. Para ter acesso às informações no celular, é preciso digitar uma senha de quatro dígitos, que permite visualizar os dados da CNH assinados digitalmente”, explica Glória Guimarães.

 Números

Desde o lançamento da CNH digital, em outubro de 2017, já foram emitidas mais de 68 milhabilitações eletrônicas nas 25 unidades federativas que já aderiram à solução. Rio Grande do Sul é o estado com o maior número de emissões (21.590), seguido de Goiás (15.016) e Minas Gerais (4.422).

O número de downloads do aplicativo já ultrapassa 1,2 milhão, sendo quase de 975 mil para dispositivos móveis com sistema operacional Android e cerca de 230 mil para iOS.

São Paulo é o estado com o maior número de motoristas do país e de pessoas já habilitadas a solicitarem o documento digital, totalizando 4,6 mil carteiras impressas já emitidas com QR Code e quase 22 milhões de condutores. O Brasil possui mais de 70 milhões de motoristas habilitados.

 Mais informações sobre a CNH Digital podem ser obtidas no site:

https://servicos.serpro.gov.br/cnh-digital/