PRF dá dicas de como manter o trânsito seguro nas estradas federais

G1

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) inicia nesta sexta-feira (5) a ‘Operação Carnaval 2016’ nas estradas que cortam Sergipe. O monitoramento das BRs 101 e 235 será reforçado nessas vias até a meia-noite da quarta-feira de Cinzas (10).

O planejamento das ações policiais foi feito com base nas estatísticas que apontam dias, horários e locais em que há maior incidência de acidentes. Nessas áreas, viaturas serão posicionadas e, além da fiscalização de irregularidades, haverá ainda os comandos educativos.

No mês passado, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) completou 18 anos em vigor. Segundo a PRF, ele fortaleceu os usos do cinto de segurança, capacete e dispositivos de retenção para crianças, além de proibir a ingestão de bebida alcoólica na direção veicular e estabelecer critérios mais rígidos na fiscalização do excesso de velocidade. Confira abaixo as orientações da PRF para um trânsito seguro:

Obras na pista Na BR 101 norte, entre os municípios de Rosário do Catete e Propriá, há obras de duplicação. Em alguns pontos não há acostamento e a cessão da pista de concreto no km 93 da BR 101 requer atenção. O motorista precisa redobrar o cuidado e reduzir bem a velocidade para não se envolver em acidente.

Velocidade – Respeite os limites de velocidade estabelecidos para a via e obedeça às placas de sinalização; onde não existir sinalização ou se esta estiver prejudicada, mantenha a velocidade compatível com as condições da via. Quanto maior a velocidade, maior é o risco e mais graves serão os acidentes.

Ultrapassagem – Ultrapasse sempre pela esquerda e apenas em trechos permitidos. Antes de iniciar uma ultrapassagem, certifique-se da distância e da visibilidade do veículo que pretende ultrapassar e dos que vêm em sentido contrário. Se outro veículo o estiver ultrapassando ou tiver sinalizado seu desejo de fazê-lo, dê a preferência e aguarde a vez. Sinalize toda a manobra com antecedência e não realize ultrapassagens em trechos de faixa contínua, subidas, descidas, pontes e acostamentos.

Álcool e outras drogas – Não há viagem para quem bebe ou usa drogas e dirige. Além de ser crime, os riscos para a vida aumentam consideravelmente. Álcool e drogas diminuem o reflexo, provocam sonolência, perturbação na visão e nos sentidos. Por isso se for dirigir, não beba e nem utilize qualquer substância entorpecente. É importante lembrar que, após as mudanças na Lei Seca, não existe mais tolerância para a quantidade de álcool no organismo de quem dirige. Qualquer traço etílico verificado é suficiente para o motorista pagar uma multa de R$ 1.915,40, ter a carteira suspensa por até 12 meses e ser impedido de seguir viagem, além de implicações criminais, a depender do teor alcoólico constatado.

Motocicletas – Use sempre capacete. Mantenha distância das laterais traseiras dos veículos, eliminando assim o chamado “ponto cego”. Antes de trocar de faixa de rolamento ou ao aproximar-se de um cruzamento, use os retrovisores e observe atentamente o local. Não trafegue próximo a caminhões, pois o deslocamento de ar produzido por esses veículos pode desestabilizar a motocicleta. Não circule com o farol apagado, pois dificulta sua visualização pelos veículos que estão em sentido contrário.

Restrição de veículos de carga – Para aumentar a fluidez do trânsito nas rodovias de pista simples, o tráfego de caminhões bitrens, veículos com dimensões excedentes e caminhões cegonhas sofrerá restrição durante o feriado. Nos dias e horários de maior movimento esses veículos não poderão transitar, independentemente de estarem carregados e ainda que possuam Autorização Especial de Trânsito (AET).

O motorista que descumprir a determinação será notificado pela PRF. Trata-se de uma infração média, gerando multa de R$ 85,13 e quatro pontos na Carteira de Habilitação. Além disso, o condutor será obrigado a permanecer com o veículo estacionado até o final da restrição.

Dia da Restrição Horário da Restrição
05/02/2016 (sexta-feira) Das 16h à meia-noite
06/02/2016 (sábado) Das 6h ao meio-dia
09/02/2016 (terça-feira) Das 16h à meia-noite
10/02/2016 (quarta-feira) Das 6h ao meio-dia