SCANIA – Apresenta Caminhão 6×6 em feira de segurança

São Paulo, 3 de abril de 2017 – A Scania, referência mundial na fabricação de caminhões pesados, ônibus e motores industriais e marítimos, marca presença com o caminhão P360 6×6 na principal feira Internacional de Defesa e Segurança da América Latina, a LAAD Defence & Security 2017, de 4 a 7 de abril, no Rio de Janeiro.

Com ampla experiência no fornecimento de produtos para a manutenção da paz e defesa, nesta edição a Scania vai apresentar o modelo projetado para atuar no apoio logístico de tropas em ambientes mais adversos e severos. O veículo é ideal para o transporte de soldados e contêineres de até 20 pés, além do deslocamento de equipamentos e componentes das Forças Armadas.

“Temos um portfólio fortemente reconhecido na Europa e ampla participação no segmento militar, em países como Noruega, Suécia, Finlândia e França, com nossa linha especial para caminhões, ônibus, motores industriais e marítimos para operações de defesa e manutenção da paz”, diz o responsável pelo segmento de Veículos Especiais da Scania Latin America, Hugo Nicioli.

O caminhão está preparado para todas as situações em ambientes hostis, com tomada de ar alta (ideal para ambientes com muita poeira), ângulo de ataque de 30° e transposição de rampa de 60%, equivalente a um ângulo de 31°. Sua estrutura também conta com sistema de tração mais robusto, luzes de blecaute e elevação de componentes como barra de direção, que evita danos drásticos em estradas irregulares.

“O Scania 6×6 passou por diversos testes em condições extremas e ambientes comuns para esse tipo de caminhão. Com configurações específicas para o uso militar e importantes elementos dos modelos off-road, conseguimos atender às normativas do Exército brasileiro”, conta o coordenador de assuntos governamentais da Scania no Brasil, Jeferson Peres.


Para avaliar o alto torque e a praticidade de apenas oito trocas de marchas, o P360 6X6 passou por testes de resistência e força para superar obstáculos de estradas precárias, como o de submersão em tanque de água com um metro de profundidade, no qual o veículo deve ser capaz de entrar, parar e sair sem dificuldades ou danos ao motor.

Outro diferencial dos caminhões Scania para esse segmento é o sistema modular de produção, que permite atender com agilidade e qualidade às exigências de cada cliente, oferecendo robustez e torque em terrenos acidentados, desérticos ou alagados, e de baixas temperaturas. “Customizamos os veículos com diferentes combinações de eixo, suspensão, motorização e chassis para várias aplicações a partir de um número de componentes básicos”, explica Nicioli.

Motores – Além dos caminhões, a empresa oferece motores destinados a diversas aplicações, como geração de energia e para equipar veículos de combate terrestre. Pode até transportar cargas elevadas em condições desafiadoras no mar. Também são fornecidos motores para aplicação marítima em embarcações de defesa, navios de combate, barcos-ambulância, de bombeiros e de patrulha.

A montadora apresentará o P360 6×6 no pavilhão destinado ao Exército e também estará presente no espaço da Embaixada da Suécia, no pavilhão da Aeronáutica, integrando o time sueco da feira. Para os quatro dias do evento são esperados cerca de 37 mil visitantes e 195 delegações oficiais. (DefesaNet com inf. Scania)