TO: Fiscais começam a multar caminhões que circulam fora de rotas permitidas

G1-Fiscais da prefeitura de Palmas começaram a multar nesta terça-feira (20) os caminhões que circulam fora das rotas permitidas na capital. Um decreto de agosto de 2017 determinou que veículos de carga só podem trafegar em algumas avenidas e teriam horários específicos para fazer carga e descarga de produtos nas áreas mais movimentadas da cidade.

caminhao

Até esta terça-feira as fiscalizações eram apenas educativas, com os funcionários da prefeitura orientando os condutores sobre as rotas corretas e o cronograma de abastecimento. A partir de agora, multas já podem ser aplicadas em quem for flagrado descumprindo as normas.

Para quem chega pela cidade pela TO-080, deve seguir pela Avenida JK até a NS-03 e então pegar a esquerda e continuar até a Avenida LO-12. A partir deste ponto, o condutor pega a direita e segue até as rodovias TO-010 ou TO-050. Para quem chega por estas duas estradas, é só fazer a rota em sentido contrário. O horário permitido de circulação no centro é entre 8h30 e 11h30 e entre 12h30 e 18h. A regra é válida para veículos com mais de três eixos.

Para quem vai fazer carga e descarga na Avenida Tocantins em Taquaralto, também há mudanças. O abastecimento é proibido durante a semana e só é permitido aos sábados após às 9h. A exceção é para caminhões que trazem combustível, que podem fazer a descarga durante a madrugada todos os dias, entre 22h e 6h.

A obra da Avenida NS-15, também conhecida como anel viário, poderia facilitar a vida dos caminhoneiros que passam pela cidade. Desde o ano passado, a construção está parada. A cidade foi sinalizada para evitar que motoristas desavisados descumpram as regras.