Trânsito a perder de vista: lista indica as cidades mais caóticas do mundo

A tecnologia, assim como os carros, vai evoluindo com o tempo. Hoje podemos contar com aplicativos como Waze e Google Maps que, além de apresentar mapas, emitem alertas trânsito em tempo real. O motorista consegue acompanhar acidentes, obras e traçar novas rotas com base na estimativa do tempo que vai gastar até o destino final. Ainda assim, em cidades como São Paulo, os condutores gastam em média 86 horas por ano em congestionamentos.

O dado é da empresa de gerenciamento de tráfego Inrix, que calcula, desde 2016, números de viagens urbanas, saúde e vibração do tráfego para mais de 1.360 cidades ao redor do mundo. O “prêmio” de pior trânsito do mundo foi, nos últimos dois anos, da cidade de Los Angeles, nos Estados Unidos.

São Paulo subiu duas posições em 2017 e passou da sexta posição (com média de 77 horas anuais no trânsito) para a quarta (86 horas). O Rio de Janeiro passou do 25º lugar no ranking para 34º, mas a mudança não aconteceu pela melhora dos congestionamentos. A média anual continua a mesma: 51 umas no trânsito, mas a instituição adicionou algumas cidades à pesquisa.

Entraram nos primeiros lugares da tabela das cidades com o pior trânsito do mundo os municípios brasileiros Belém (55 horas perdidas em congestionamentos) e São Jose (52h).

Se você está pensando em mudar de cidade para fugir do caos, fique atento. Moscou, Nova York, São Francisco, Bogotá, Londres, Paris, Miami e Cidade do México estão todas no “top 25”.

As 10 cidades brasileiras com pior trânsito:

Ranking Cidade Horas gastas em congestionamento por ano
1 São Paulo 86
2 Belém 55
3 São José 52
4 Rio de Janeiro 51
5 Salvador 47
6 Recife 41
7 Belo Horizonte 39
8 Porto Alegre 37
9 Curitiba 36
10 Feira de Santana 35

Dentre brasileiras com mais congestionamentos, apenas Belo Horizonte caiu de posição em 2017. De acordo com os estudos, o trânsito da capital mineira melhorou em relação à 2016.

Auto Papo