Truck center em Suape vai desafogar estradas

O Complexo Industrial Portuário de Suape terá um truck center. O espaço será destinado aos caminhoneiros que transitam pelo local e que hoje não dispõem de uma área onde possam aguardar o horário de carregamento e descarregamento nos terminais. A diretoria de Suape está organizando uma audiência pública para buscar críticas e sugestões sobre o projeto. Em seguida, haverá a publicação do edital, o que deve acontecer até o final do ano.
“Nosso objetivo é resolver a ocupação de caminhões nas estradas do complexo. Realizaremos o chamamento das empresas interessadas em se habilitar. O edital terá as condições mínimas de estrutura que necessitamos e eles se habilitam”, afirmou o vice-presidente do complexo, Evandro Avelar. Segundo ele, a implantação de um centro como este é, inclusive, uma exigência da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).
Terminal está localizado no cais 5 do ancoradouro. Foto: Paulo Paiva/ DP
Terminal está localizado no cais 5 do ancoradouro. Foto: Paulo Paiva/ DP
“Nós mapeamos uma área de 20 hectares que poderá ser desapropriada para este fim. Porém, temos conhecimento de empresas que estão instaladas no entorno do complexo e já possuem estrutura para atender a este público. Então elas podem se habilitar para oferecer o serviço nas áreas que já possuem a estrutura. Trabalhamos com a possibilidade de atuar com mais de uma empresa. Na licitação de ocupação da área, vence quem oferecer o melhor serviço e o menor preço”, ressalta Avelar.
Açúcar
O Porto de Suape já deu início à operação do terminal de granéis sólidos operado pela Odebrecht TransPort e da Agrovia. O projeto, localizado no cais 5 do ancoradouro, está em fase de pré-operação, realizando apenas o armazenamento do açúcar. Para atuar em pleno funcionamento, as empresas ainda aguardam a instalação do shiploader (equipamento responsável por levar os produtos por esteira até os porões das embarcações) e das correias transportadoras. Esse processo só deve ser concluído no primeiro trimestre de 2017. Até lá, o local armazenará açúcar.
Com R$ 58 milhões de investimento, o terminal ocupa uma área de 72,5 mil metros quadrados e atenderá esta safra com capacidade de armazenamento de 29 mil toneladas estática. Quando estiver em plena operação, o terminal empregará 160 pessoas. O projeto possui capacidade total de movimentação de 750 mil toneladas. A expectativa é de que a operação de embarque do açúcar nos navios seja agilizada. Hoje, leva em média 15 dias em navios de até dez mil toneladas. A média deve ser reduzida para sete dias em embarcações de 35 mil toneladas de capacidade.