Unicam marca presença em 34ª reunião do Fórum TRC

Encontro permanente é organizado pelo Ministério da Infraestrutura e ocorre a cada dois meses, em Brasília

Agência de Notícias UNICAM

Nos dias 9 e 10 de outubro aconteceu reunião ordinária do Fórum Permanente para o Transporte Rodoviário de Cargas. O encontro consultivo tem como objetivo reunir representantes do governo, empresários e trabalhadores para discutir os principais desafios do setor.

Dentre os assuntos tratados nesta rodada de negociações estiveram a inclusão do caminhoneiro autônomo como Microempreendedor Individual (MEI), o que permite a relação direta com a empresa contratante, tendo a garantia de contribuição previdenciária e recolhimento de impostos. Para se enquadrar como MEI, o profissional precisa ter renda máxima de R$ 81 mil ao ano, ou seja, média de R$ 6.7 mil por mês. Os técnicos do Governo estão estudando um teto específico para a categoria. “Estamos ouvindo as bases para entender como enxergam essa possibilidade e se consideram estar bem atendidos por ela”, afirmou José Araújo Silva, o China, presidente da entidade.

Os cálculos para o preço mínimo do frete e linhas de crédito via BNDES foram outros dois importantes temas em pauta. “A UNICAM defende o cumprimento da Tabela de Frete vigente e batalha para que a linha de crédito já definida pelo BNDES esteja disponível em todas as instituições bancárias”, declarou China. Em análise prévia, antes do encontro, a UNICAM constatou que apenas duas instituições bancárias estariam ofertando o crédito nos moldes definidos. A entidade levou esse tema ao conhecimento de todos no Fórum TRC.