Venda de caminhões sobe 51,7% no 1º trimestre de 2018

Auto Esporte

Algumas pessoas consideram que a Mercedes-Benz aposta mais no conforto dos caminhões em relação aos seus automóveis. Foto: Mercedes-Benz / Divulgação
 Foto: Mercedes-Benz / Divulgação

A venda de caminhões novos subiu 51,7% no 1º trimestre de 2018, informou a associação das concessionárias (Fenabrave) nesta terça-feira (3). Foram 14.669 unidades emplacadas de janeiro a março, enquanto no mesmo período do ano passado o setor havia alcançado 9.671 unidades.

 

O bom desempenho fez a entidade rever as projeções de alta para o setor. No começo do ano, era previsto um crescimento de 9,5% ao final de 2018, mas alta foi revista para 17%, o que faria o segmento chegar a 60.919 caminhões – antes, a projeção era de 57.025 unidades.

“A previsão das montadoras é de um crescimento de mais de 20%, mas a capacidade produção está baixa com alguma dificuldade de receber dos fornecedores, por isso estamos mais cautelosos”, disse Sérgio Zonta, da Fenabrave.

Em março, as vendas de caminhões chegaram a 5.969 unidades, o que representa uma alta de 44,9% em relação a março de 2017 e de 45,34% em relação a fevereiro.

Extrapesados em alta

O segmento que continua puxando a alta na venda de caminhões é o do extrapesados, que levam cargas acima 30 toneladas.

“O uso desses caminhões nesse momento está sendo mais acentuado. E as fábricas não estavam preparadas para uma venda tão acentuada neste primeiro trimestre”, afirma Sérgio Zonta, da Fenabrave.

De acordo com a entidade, este tipo de caminhão está em falta no momento com todas undiades vendidas até outubro.

“No início do ano, os extrapesados estavam representando 30% do segmento de caminhões, agora já estão em cerca de 38%”, disse Sérgio Zonta, da Fenabrave.