Alunas da UFPE lançam aplicativo para mapear assédio no transporte público

Por Aqui

Se você é mulher, o que você já deixou de fazer só por isso? Quantas vezes já teve medo de  situações que homens consideram normais? Quantas vezes você se sentiu em perigo quando estava no ônibus, mas não sabia como e a quem pedir ajuda?

Essas perguntas levaram as estudantes de Publicidade, Simony César, e de Engenharia da Computação, Lhaís Rodrigues, a criarem o N!NA, um aplicativo de celular que rastreia os casos de assédio no transporte público em tempo real. O lançamento do N!NA acontece nesta quinta (9), no Centro de Informática (CIn) da UFPE, às 16h.


O app funciona em rede e coloca em ação a sororidade feminina com o intuito de ajudar as vítimas de assédio dentro dos coletivos. Ao ser acionado, o aplicativo emite um alerta informando a localização, o horário, a linha do ônibus e qual o tipo de violência que a usuária está sofrendo – sexual, física ou verbal.

Além disso, o dispositivo cria um mapa informativo que permite acompanhar os casos de abuso contra a mulher na mobilidade urbana. Por isso, o N!NA atua emergencialmente, ativando pessoas próximas à vitima, e preventivamente, ao fornecer dados estatísticos e construir um mapa de assédio na mobilidade urbana de cidades.


(reprodução do site superninas.org)

A versão teste do aplicativo será lançada em versão beta para 100 alunas dos diversos centros acadêmicos do Campus Recife da UFPE, na Cidade Universitária, na Zona Oeste.

“Queremos começar com a UFPE. Passamos algum tempo coletando dados de meninas usuárias de transporte público na faculdade, além do site que está aberto para inscrições“, comenta Simony. O objetivo é lançar a versão oficial já no primeiro semestre de 2018.

O N!NA foi selecionado pelo programa de inovação social mais recente da Red Bull Amaphiko e tem parte do seu custo financiado pela empresa. Para dar continuidade ao projeto, a partir do dia 13 de novembro será lançado um crowdfunding (financiamento coletivo) para arcar com as despesas e manutenção do aplicativo.

Lançamento do N!NA
? 9 de novembro
⏰ às 16h
?Anfiteatro do Centro de Informática (CIn) da UFPE – Av. Jornalista Anibal Fernandes, s/n, Cidade Universitária
? Facebook: Super Ninas
? Instagram: @ninamobile