Caminhoneiros que trafegam pelo Maranhão terão assistência de saúde gratuita

G1

Esta semana caminhoneiros que trafegam pelas estradas do estado do Maranhão tem a oportunidade de ter assistência à saúde gratuita. O atendimento ocorre na BR-010 e os motoristas são convidados a parar e participar da ação que faz parte do programa de prevenção de acidentes do Sest Senat.

caminhoneirosDurante a ação os caminhoneiros recebem dicas e podem fazer alguns exames e o mais importante: eles são orientados sobre a importância de estar com a saúde em dia. O motorista Paulo Henrique que já está na profissão há mais de 30 anos gostou da iniciativa. “Isso é muito bom e, inclusive, eu não conhecia. Eu vou fazer de tudo para me conhecer a partir de agora. É muito interessante para nós que não fazemos um exercício antes do serviço e nem depois”.

Para não atrapalhar a rotina corrida dos caminhoneiros, os serviços estão sendo oferecidos durante o expediente. Os trabalhadores recebem dicas nutricionais e orientações sobre os riscos do uso do álcool e drogas.

Também estão sendo realizados atendimentos de saúde bucal, aferição de pressão arterial e assistência psicológica. A iniciativa faz parte do programa de prevenção de acidentes do Sest Senat.

Dados da Confederação Nacional do Transporte mostram que 20 por cento dos caminhoneiros só procuram um profissional de saúde quando os sintomas se agravam.

A coordenadora de Promoção Social do Sest, Mayara Gomes, diz que o intuito da ação é fazer com que o caminhoneiro tire um tempo do seu trabalho para averiguar a sua saúde. “Aqui exatamente essa ideia de saúde integral indo da parte odontológica a nutrição, a fisioterapia, psicologia passando pelos enfermeiros e essa ideia de integrar nesse circuito essas áreas é de ele tirar esse tempo, enquanto às vezes ele está aqui no local de trabalho dele mesmo para que a gente conscientize dessa importância porque é um trabalhador é saudável. Ele rende muito melhor e alcança melhores resultados”, finalizou.