Caminhões: melhora deve vir neste bimestre

Automotive Business

Com um total de 3,44 mil unidades, os licenciamentos no mercado de caminhões diminuíram 18% em outubro com relação ao volume de setembro, quando foram vendidas 4,19 mil unidades, mesmo outubro apresentando um dia útil a mais do que o anterior, para um total de 21 dias, de acordo com os dados divulgados na segunda-feira, 7, pela Anfavea, associação das montadoras. Sobre o desempenho do setor de pesados, o presidente da entidade, Antonio Megale, declara que este volume não reflete a melhora que está sendo esperada pela indústria.

-Veja aqui os dados da Anfavea
-Leia também: Confira os resultados da indústria até outubro

Considerando o período acumulado entre janeiro e outubro, as vendas de pesados recuaram 31% quando comparadas com iguais meses de 2015, passando de 61,3 mil para 42,3 mil unidades. Enquanto leves e médios tiveram baixa de 33% e 40% respectivamente, para 11 mil e 3,5 mil, a categoria de pesados, com PBT acima de 15 toneladas, registrou queda de 19%, para pouco mais de 12,7 mil caminhões, o que revela uma melhora bastante significativa, uma vez que esta categoria vinha registrando o pior desempenho entre as demais, com resultados que chegaram a superar os 60% de queda.

“O segmento de pesados demora cerca de três meses para que o pedido se configure de fato em emplacamento”, explica o executivo. “Embora o número mensal seja ruim, temos a perspectiva de que haverá uma mudança, com números melhores aparecendo nestes dois próximos meses”, afirmou.

Daf

A Anfavea vai esperar um pouco mais – pelo menos até o fechamento de novembro – para revisar suas projeções para o ano. Nas previsões até agora mantidas pela entidade, as vendas de caminhões devem chegar as 54 mil unidades, o que representaria uma queda de quase 25% sobre o volume já baixo de 2015, que foi de 71,6 mil unidades.

Também em queda, as vendas a mercados externos somaram pouco mais de 16,9 mil unidades em 10 meses, volume 3,1% inferior ao registrado há um ano. O movimento de outubro foi 34% menor, com o embarque de 1,65 mil unidades contra as 2,5 mil de setembro.

Acompanhando os desempenhos negativos das vendas ao mercado interno e externo, a produção de caminhões no acumulado ficou 23% menor que a do mesmo período do ano passado, para pouco mais de 51 mil unidades.

ÔNIBUS

As vendas de chassis de ônibus tiveram queda de 16,7% na passagem de setembro para outubro, de 701 para 584 unidades. O segmento de transporte de passageiros fechou o acumulado de janeiro a outubro com retração de 32,3%, com um total de 9,88 mil ônibus para o mercado interno.

Por outro lado, as exportações do segmento estão em alta: embarcaram pouco mais de 8 mil chassis contra os 5,96 mil do ano passado, crescimento de 35%.

Apesar disso, a produção de chassis segue em contração: no comparativo mensal, houve queda de 23%, passando de 2,14 mil em setembro para 1,65 mil em outubro. Já no acumulado, as 16,1 mil unidades montadas nos dez meses completos do ano estão 19% abaixo do volume de mesmo período de 2015, quando as montadoras entregaram quase 20 mil ônibus.

Na projeção atual, a Anfavea espera encerrar o ano com a venda de 12 mil ônibus contra os 16,7 mil de 2015, o que significaria uma retração de 28%.