Caminhoneiros fazem protesto e motoristas enfrentam transtornos no trânsito da Avenida Brasil, no Rio

G1 – Caminhoneiros e empresários do transporte de carga fazem uma manifestação na manhã desta terça-feira (27), na Av. Brasil, contra a violência e assaltos. Por volta das 9h40, o trânsito apresentava muitas complicações na via, na altura de Bonsucesso, na Zona Norte. O comboio segue em direção ao Into e, segundo o Centro de Operaçõe Rio, isso deve prejudicar ainda mais o trânsito na via. O ideal é que a população opte por utilizar o BRT, metrô ou trem nesta manhã.

Ainda de acordo com o COR, o congestionamento chegava a 12 quilômetros de retenção na via por volta do mesmo horário, indo de Parada de Lucas até Ramos.

Caminhoneiros seguem na pista sentido Centro da Avenida Brasil (Foto: Fernanda Rouvenat / G1)

Caminhoneiros seguem na pista sentido Centro da Avenida Brasil (Foto: Fernanda Rouvenat / G1)

O grupo que, de acordo com os organizadores, conta com cerca de 100 caminhões, se reuniu em frento ao mercado São Sebastião, na Penha, Zona Norte do Rio, no começo da manhã. Eles seguem até o Into e prometem voltar pelo lado oposto da via.

O grupo reivindica mais segurança para trabalhar, sobretudo nas vias expressas Av. Brasil, Washington Luiz e Dutra principalmente. Apesar da presença da Força Nacional no Rio, o aumento de assaltos a cargas subiu.

Caminhoneiros disseram que tem muita gente abandonando a profissão por causa da violência e da falta de segurança nas estradas do Rio. Eles dizem que as seguradoras aumentaram os valores para quem faz transporte de cargas para o Rio e que isso acaba encarecendo os produtos para os consumidores para cidade.