Conheça o aplicativo que ajuda na averbação nas coletas de carga

O Sistema AverbWeb lançou, no início de abril, um aplicativo que pode ser instalado no smartphone dos motoristas para averbação da coleta. A ferramenta faz a leitura da chave (uma espécie de código de barras) das notas fiscais e averba os dados no sistema. Após a emissão do CTe, o sistema cruza as informações e faz a consistência dos dados, evitando duplicidade.

O objetivo é atender a obrigatoriedade dos transportadores de averbar todos os embarques antes do início do risco também nas apólices de RCF-DC (Responsabilidade Civil Facultativa do Transportador Rodoviário por Desaparecimento de Carga) reforçada com a Circular Susep Nº 586, de 19 de março de 2019, que entra em vigor após 45 dias da data de sua publicação.

A medida tem causado dúvidas entre os transportadores, uma vez que muitas coletas de mercadorias são solicitadas ainda sem o fornecimento de informações precisas por parte dos embarcadores, que em diversos casos ainda estão emitindo suas notas fiscais enquanto os caminhões se deslocam para essas coletas. Usualmente, a averbação só ocorre quando o veículo retorna para a transportadora, já com todas as notas fiscais, porém, após o percurso inicial do risco.