Deputados tentam reverter instalação de pedágios na BR-101 Sul

A poucas semanas de o governo federal oficializar através do Ministério da Infraestrutura o edital de concessão da BR-101 Sul, um grupo de deputados estaduais começou uma mobilização para tentar diminuir o número de praças de pedágio previsto para o trecho. Em 220 quilômetros, serão quatro cobranças. O preço será definido no leilão previsto para janeiro de 2020, mas o valor máximo é de R$ 4,42, segundo projeto aprovado no Tribunal de Contas da União (TCU).

Os parlamentares do Sul, entretanto, começaram uma pressão tardia. As audiências públicas já ocorreram e o aval do órgão fiscalizador agora abrem caminho para que o governo federal publique o edital com as praças previstas inicialmente. Elas devem ficar em Laguna (km 298), Tubarão (km 346), Araranguá (km 408) e São João do Sul (km 460). Entre Laguna e Tubarão, elas vão ficar apenas 48 quilômetros distantes.

Em reunião com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), ontem, os deputados argumentam que são muitos pontos de cobrança e tentam pelo menos a retirada de um deles. Pela atual proposta, uma viagem entre Florianópolis e Criciúma, por exemplo, terá três pedágios. Dois da nova concessão e um da atual da BR-101 Norte, que fica entre Palhoça e Paulo Lopes.

A vencedora do leilão da BR-101 Sul será justamente a empresa que ofertar o menor preço de tarifa a partir do preço máximo estipulado. Mesmo assim, vai ficar caro rodar pelo trecho a partir da instalação da concessão.