Falta de caminhoneiros abre oportunidades para brasileiros nos EUA

Segundo estimativas da American Trucking Association (ATA), a falta de motoristas chega a uma defasagem de 60 mil profissionais no País

A falta de motoristas nos Estados Unidos se transformou em oportunidade para os caminhoneiros brasileiros que desejam trabalhar no exterior. O governo norte-americano passou a facilitar o visto de profissionais estrangeiros do volante. Essa flexibilização ocorre porque há falta de caminhoneiros por lá. De acordo com a American Trucking Associaton (ATA), associação local de caminhoneiros, há uma defasagem de 60 mil vagas nos Estados Unidos. E esse número deverá aumentar para 100 mil até 2023.

A dificuldade em contratar motoristas faz com que diversas empresas transportadoras e de logística procurem mão-de-obra de imigrantes. Advogado da área de Direito Internacional, Daniel Toledo relata que, quem anda pelas ruas do país, enxerga melhor esta realidade. “Você observa placas colocadas atrás das carretas com os dizeres ‘estamos contratando'”, diz. De acordo com Toledo, grandes redes varejistas sentem mais essa escassez. Esse é o caso da Amazon e do Walmart.

Espaço para brasileiros

De acordo com Fernando Cruz, fundador da plataforma de recrutamento USA BR Truck, há cerca de 35 mil empresas de logística e transporte nos EUA. “Hoje 11% dos caminhoneiros que trabalham lá são brasileiros”, aponta Cruz.

Saiba mais em matéria do Estadão