Foton começa comercialização de caminhões leves com 65% de nacionalização

A Foton Caminhões finalmente começou a comercialização de caminhões leves no Brasil, cuja produção começou em abril. A marca chinesa – representada no país pelo empresário e ex-presidente do BNDES Luiz Carlos Mendonça de Barros – está montando os veículos em Caixas do Sul-RS, na fábrica da Agrale. O foco da empresa foi a nacionalização de peças e componentes alcançando um índice de 65% em suas duas linhas de produtos.

Para a Foton, a nacionalização da maioria dos componentes reduz o tempo de fabricação e os custos. A estratégia é utilizar peças que já estão disponíveis no mercado nacional, adaptando-as aos caminhões de origem chinesa. Com isso, a empresa menciona que conseguiu economia de até 80%.

O projeto dos caminhões brasileiros da Foton passou pela matriz chinesa e teve a cooperação de empresas nacionais, facilitando assim a introdução destes componentes locais. Como o projeto da fábrica em Guaíba-RS atrasou – a previsão é para 2018, mas somente se o mercado nacional se recuperar – a empresa decidiu utilizar a planta da gaúcha Agrale, que estava subutilizada. Assim, permitiu-se que os caminhões chegassem ao mercado bem antes do previsto.