Manifestação é realizada contra a instalação das praças de pedágio na BR-101

Ação foi realizada em Laguna e cerca de 60 pessoas participaram do ato

Uma manifestação foi realizada na manhã deste sábado, dia 19, na BR-101, em Laguna, contra a instalação das quatro praças de pedágio na região Sul de Santa Catarina. O ato contou com cerca de 60 pessoas.

Os manifestantes estavam com cartazes contra os pedágios e iniciaram um abaixo-assinado que tem a intenção de recolher 100 mil assinaturas. Um novo ato está marcado para a cidade de Tubarão no dia 27 de outubro. PUBLICIDADE

De acordo com o Portal Agora Laguna, as pessoas presentes não tiveram a liberação para o fechamento da via. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Polícia Militar (PM) acompanharam o ato. 

O deputado estadual Felipe Estevão (PSL) participou da manifestação e afirmou que os parlamentares terão uma nova conversa com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). “Até o dia 30 vamos ter espaço para o diálogo na ANTT. Queremos levar essas assinaturas e dizer que o povo não quer e não aceita. Vamos pedir o recomeço dos estudos e, de forma pacífica e harmônica, barrar esse pedágio abusivo”, comenta.

A intenção da ANTT é instalar quatro praças de pedágio em Imbituba, Tubarão, Araranguá e São João do Sul. Apesar de a classe política sul catarinense ter saído esperançosa da reunião da última quarta-feira com a ANTT, em Brasília, ao que tudo indica, os pedágios seguirão mantidos. Em nota enviada ao Portal Agora Laguna, o Ministério da Infraestrutura, responsável pela publicação do edital de concessão, informou que “o cronograma previsto pelo Governo Federal para a licitação de trecho da BR-101 permanece inalterado”.

O edital deve ser lançado em novembro e prevê a exploração de 220 quilômetros iniciando em Palhoça e terminando na divisa com Rio Grande do Sul. A empresa vencedora do leilão deve fazer um investimento e ter gastos de despesas operacionais no valor de R$ 6,52 bilhões.

Confira a nota do Ministério da Infraestrutura

O Ministério da Infraestrutura esclarece que o cronograma previsto pelo Governo Federal para a licitação de trecho da BR-101/SC a ser concedido (Palhoça-Divisa com Rio Grande do Sul) permanece inalterado. A pasta está aberta ao diálogo e deve continuar se reunindo com parlamentares e representantes da sociedade civil de Santa Catarina para receber demandas, sugestões e apresentar o rol de investimentos de R$ 2,9 bilhões que devem ser feitos na rodovia. A definição do modelo foi avaliada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e é resultado de estudos aprofundados que consideraram contribuições recebidas em uma série de audiências públicas realizadas no estado. Ressalte-se que o modelo de leilão prestigia a menor tarifa e que, em razão da alta atratividade da região, é esperado um deságio do valor referencial. A publicação do edital pela Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT) está programada para novembro de 2019.