Ministro participa de debate com caminhoneiros em Sergipe

Maurício Quintella, dos Transportes, Portos e Aviação Civil, debateu demandas da categoria e anunciou ajuste de cronograma de obras em rodovias do Estado

O ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, participou da 51ª Festa dos Caminhoneiros no fim de semana. A festa reuniu 60 mil pessoas em Itabaiana (SE) e, neste ano, foi consagrada Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado.

Na ocasião, o ministro participou de roda de diálogo, promovida com intuito de tratar as demandas da categoria. O Fórum, constituído por vários órgãos do governo federal e representantes dos caminhoneiros e dos transportadores de cargas, “tem identificado e sanado cada uma das reivindicações da classe, para que trabalhadores, patrões ou empregados, atuem de forma segura, com direitos garantidos, mais qualidade de vida e de rendimentos”, explicou.

Ministro participa de debate com caminhoneiros em Sergipe Foto: Alberto Ruy/MTPAC
Ministro participa de debate com caminhoneiros em Sergipe
Foto: Alberto Ruy/MTPAC

O presidente da Unicam, José Araújo Silva (o China), participou do encontro com o ministro.

Até o momento, 13 demandas foram atendidas, entre elas a aprovação, sem veto, da Lei dos Caminhoneiros (13.103/2015), que trata dos direitos desses trabalhadores, como os pontos de parada e descanso.

“Por reconhecer a importância e a parceria dessa classe de trabalhadores, que carrega parte do que somos, do que produzimos, temos dedicado esforços para levar as melhorias necessárias às rodovias do País, para que executem seu trabalho com segurança e qualidade de vida”, ministro Maurício Quintella.

Obras em Sergipe

O ministro destacou também as obras da região. “Aqui, em Sergipe, estamos promovendo um ajuste do cronograma das empresas para a retomada das obras da BR-101, um importante corredor logístico brasileiro, que irá, além de trazer mais segurança para os viajantes, também privilegiará o escoamento das produções da região, favorecer o turismo e aquecer a economia.”

A BR-235, que passa por Itabaiana, também foi ressaltada por Quintella. “O DNIT está preparando o projeto para contratação de serviços de manutenção e restauração estruturada da BR-235, para o próximo semestre. Também já está sob estudos a duplicação de trecho dessa BR, a partir do entroncamento com a BR-101”, informou.

Para o trecho que liga Itabaiana a Carira, na divisa com a Bahia, está sendo providenciado o projeto para obras de construção da pavimentação, que ligará as cidades ao maior pólo fruticultor da região, com o objetivo de fortalecer o mercado, melhorando as condições de fretes e ampliando o abastecimento de insumos daquela área.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil