Nevasca na Cordilheira dos Andes retém caminhoneiros gaúchos

Cerca de 300 veículos estão isolados no meio da neve entre o Chile e a Argentina


Uma forte nevasca na região de fronteira entre o Chile e a Argentina mantém retidos cerca de 300 veículos na Cordilheira dos Andes. No grupo, há vários caminhoneiros gaúchos. Alguns motoristas foram abrigados no complexo aduaneiro argentino, a 1,6 mil quilômetros do Rio Grande do Sul. 

Morador de Giruá, Armando Reck está desde sábado (9) no local, sem qualquer perspectiva de retomada da viagem rumo ao Brasil. Dono de uma transportadora e habituado a percorrer a região, Reck conta que muitos caminhoneiros ainda estão dentro dos veículos, com o motor ligado 24 horas por dia por causa do frio. 

 — Eu larguei meu caminhão e vim para cá (a aduana). Mas tenho um funcionário que está lá, com quase um metro de neve. Ele vai ter de abandonar também, não tem como ficar — desabafa o caminhoneiro de 68 anos.

Em entrevista ao programa Gaúcha Mais, da Rádio Gaúcha, nesta segunda-feira (11), diretamente da aduaneira, Reck informou que, durante esta noite, mais motoristas foram retirados dos caminhões e a maioria já deixou os veículos. 

As estradas seguem bloqueadas e nem mesmo o uso de maquinário permite limpá-las. Além disso, não é possível dirigir na rodovia nem com correntes nos pneus. 

A previsão é de tempo parcialmente aberto na terça-feira (12), mas na quarta-feira (13) deve voltar a nevar. No sábado (16) e domingo (17), é esperado que a nevasca cesse.

Reportagem de Fábio Schaffner – confira na íntegra: https://gauchazh.clicrbs.com.br/mundo/noticia/2022/07/nevasca-na-cordilheira-dos-andes-retem-caminhoneiros-gauchos-cl5fhhy5y000y0168k1oztr2a.html