Polícia Rodoviária Federal faz operação para “cuidar do sono” dos caminhoneiros

Policiais verificaram se motoristas estavam respeitando as horas necessárias de descanso durante a viagem

A PRF (Polícia Rodoviária Federal) realizou, em conjunto com a Arteris Litoral Sul – concessionária que administra a BR-101 em Santa Catarina – a operação “Acorda Motorista” na noite dessa quinta-feira (29) e madrugada de sexta (30) em Barra Velha, no Norte do Estado. O objetivo da ação era garantir o cuidado com a saúde e a segurança dos caminhoneiros.PUBLICIDADE  

Policial federal aborda caminhão no posto de Barra Velha, no Norte do Estado – Ricardo Alves/RICTV Record/ND

Desde às 21h, os agentes pararam todos os caminhões que passaram pelo posto no km 81,6 da BR-101 na cidade e abordaram os motoristas para saber se eles estavam respeitando o tempo de descanso necessário de oito horas ininterruptas a cada 12 de rodagem. Além disso são exigidos 30 minutos de parada a cada cinco horas de viagem.

Por meio de verificação dos tacógrafos, os policiais faziam a checagem e se confirmada a necessidade, os caminhoneiros eram obrigados a ficar no pátio para dormir e só depois do devido descanso eram autorizados a seguir viagem.

Além disso, itens de segurança também foram vistoriados, como os faróis traseiros, por exemplo. Em caso de pequenos danos, técnicos da concessionária auxiliaram nos reparos. A medida visa prevenir acidentes por falta de iluminação adequada nas carretas.

De acordo com a apuração do ND+ foram realizadas 71 abordagens, com 51 autuações por irregularidades nos veículos. A PRF não informou quantos motoristas precisaram “tirar uma soneca” no pátio do posto.